26 janeiro 2017

OS INOVADORES

Autor: WALTER ISAACSON
Editora: PORTO EDITORA

Quais as capacidades que permitiram a certos inventores e empreendedores transformar as suas ideias visionárias em realidade? O que provocou os seus saltos criativos? Por que razão alguns foram bem-sucedidos e outros fracassaram? Em Os Inovadores, Walter Isaacson dá resposta a estas questões, oferecendo-nos a mais completa história da revolução digital, uma narrativa fascinante acerca daqueles que criaram o computador e a Internet. Numa escrita empolgante e ágil, Isaacson organiza um roteiro minucioso que começa com Ada Lovelace, filha de Lord Byron e pioneira da programação na década de 1840, passa pela fundação do mítico Silicon Valley e segue até aos nossos dias, com Steve Jobs ou Bill Gates. 

Neste livro, Walter Isaacson lembra que apesar da internet e do computador serem das mais importantes invenções da nossa época poucos sabem quem os criou. Esta é a história desses "pioneiros, hackers, inventores e empreendedores" que, contrariamente ao que por vezes se imagina, trabalharam essencialmente em equipa.
Neste âmbito, o autor focou-se "em cerca de doze dos avanços mais significativos da era digital e nas pessoas que os levaram a cabo", analisando também "as forças sociais e culturais que abriram caminho ao ambiente necessário à inovação".
Além disso, Walter Isaacson recorda que a verdadeira criatividade da era digital foi fruto daqueles que conseguiram ligar as artes e as ciências, porque "acreditavam na importância da beleza". Este facto é reforçado ao longo desta obra, onde se conclui que no futuro a inovação nascerá, precisamente, "de pessoas capazes de cruzar beleza com engenharia, humanidade com tecnologia, poesia com processadores".
Uma obra admirável sobre a revolução digital, que merece a atenção de todos.

Podem comprar este livro aqui!