22 junho 2017

GRANDES VIAGENS PORTUGUESAS

Autores: PÊRO VAZ DE CAMINHA, ANTÓNIO TENREIRO, ANTÓNIO DE ANDRADE, HERMENEGILDO CAPELO, SACADURA CABRAL

A maior parte das Grandes Viagens Portuguesas realizaram-se no processo de descobrimentos ou como sua continuação.
São os casos do «Achamento da terra do Brasil», do «Itinerário de António Tenreiro, que da Índia veio por terra a este reino de Portugal» ou ainda da «Expedição portuguesa ao interior de África» de Hermenegildo Capelo.
Outras inserem-se na evangelização católica, como é o caso da visita do padre António de Andrade aos «reinos do Tibete».

Neste livro, foi feita uma escolha em função da seleção que o escritor Branquinho da Fonseca publicou na antologia de 1964, com recurso às notas e biografias dessa publicação.
Esta obra inicia com a carta em que Pêro Vaz de Caminha dá a notícia a D.Manuel da descoberta portuguesa do Brasil: "um documento de enorme interesse histórico, em que a descrição é feita com particular vivacidade". 
Segue-se António Tenreiro, "o primeiro português que vem da Índia para Portugal por terra, depois de ter viajado pela Pérsia". 
Depois temos a viagem do padre António de Andrade ao Tibete, "uma proeza famosa, já que foi talvez o segundo europeu que subiu ao Tibete". 
O livro continua com "as viagens pelo interior de África, começadas ainda no tempo do Infante D.Henrique", que apesar de numerosas, de grande parte não existem "relatos diretos ou fidedignos, por isso este volume escolhe a viagem de Hermenegildo Capelo, já dos finais do século XIX".
O volume termina com a narrativa de Sacadura Cabral, a respeito da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, lado a lado com Gago Coutinho.
Convidamos, assim, os nossos leitores a embarcarem numa odisseia pelo Brasil, Índia, Tibete, África e Travessia do Atlântico Sul.

Podem comprar este livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário