21 junho 2017

DICIONÁRIO DE COMPETÊNCIAS

Autor: PEDRO B. DA CAMARA
Editora: EDITORA RH

A gestão por competências ocupa hoje um lugar central num modelo integrado de gestão de pessoas.
É esta a temática desenvolvida na presente obra, que está dividida em duas partes. Na I parte é feita uma breve introdução à gestão por competências e traçado um itinerário para a construção do modelo de competências de uma organização. A II parte consiste num dicionário de competências, contendo 146 diferentes competências pessoais, interpessoais, de liderança e gestão e técnico-profissionais, com a respetiva definição e matrizes de indicadores comportamentais observáveis.
Com este livro pretendemos contribuir para uma melhor utilização das competências como forma de desenvolver os ativos humanos nas organizações.

Doutorado em Ciências do Trabalho, o autor desenvolveu a carreira como gestor de recursos humanos em empresas multinacionais e é, atualmente, consultor em gestão estratégica de recursos humanos e professor.
Resultado do trabalho de mais de uma década nesta área, este livro é uma ferramenta que permite "a utilização das competências como instrumento de gestão", sendo um excelente auxiliar para académicos, gestores e estudiosos de gestão de pessoas.
A primeira parte do livro tem uma vertente teórica. O autor faz um breve resumo do impacto das competências na gestão de pessoas; explica os tipos de competências e como se faz uma identificação das competências relevantes para uma organização; apresenta a construção de um modelo de competências e de que modo se pode usar esse modelo como instrumento de gestão.
Na segunda parte da obra, temos acesso ao dicionário das competências em concreto. Ou seja, a mais de 146 competências comportamentais, de liderança e gestão e técnico-profissionais. De realçar que, a cada competência foi atribuído um número de série para facilitar a respetiva referenciação e consulta.

Podem comprar este livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário