17 abril 2017

PÁTRIA OU MORTE


Autor: ALBERTO BARRERA TYSZKA
Editora: PORTO EDITORA

Miguel Sanabria, médico oncologista e professor universitário recém-reformado, vê a sua vida ser invadida por uma inquietação que rapidamente se tornará permanente e aflitiva. Entre Beatriz, esposa e fervorosa antichavista, e Antonio, irmão fiel ao radicalismo da revolução bolivariana, Sanabria está, tal como o país, encurralado e esmagado sob o peso de duas formas de vida. Quando de Cuba chega um telemóvel com vídeos surpreendentes dos últimos momentos do Comandante, o que fazer? «Que vida pode caber num telefone?» Hugo Chávez está doente, e arrastou consigo a Venezuela para a doença. 

Neste livro é apresentada uma perspectiva abrangente do contexto social venezuelano, sobretudo durante o período da doença de Hugo Chávez, através das várias personagens que compõem a trama, com peripécias muitas vezes correlacionadas. Este contexto social está sobretudo presente na corrupção, violência, propaganda política e no confronto ideológico, em «Pátria ou Morte» ensombrado pelo misterioso estado clínico de Hugo Chávez.
Duas das personagens estão a desenvolver trabalhos de investigação, com motivações distintas, sobre o carismático líder venezuelano, o que dá um enquadramento bem conseguido ao enredo. Torna-se muito interessante para o leitor a compreensão sobre as facetas de Hugo Chávez, desenvolvidas ao longo do livro. Trata-se da ascensão e construção de uma imagem baseada num espírito revolucionário, sem o ter sido, para um símbolo religioso com o evoluir da doença.

Podem comprar este livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário