03 outubro 2016

TIC E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores: SYLVIE FAUCHEUX, CHRISTELLE HUE & ISABELLE NICOLAÏ

Será que as TIC podem ser o vetor do desenvolvimento sustentável a nível mundial? Como conseguir que o crescimento económico enverede por um novo caminho mais benéfico para o ambiente e a coesão social? Por outras palavras, como encontrar o caminho do desenvolvimento sustentável? Muitos consideram que a resposta a esta questão passa pela generalização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). No entanto, quais são os riscos e as oportunidades (diretas e indiretas) das TIC em relação às três dimensões da sustentabilidade, ou seja, a economia, a vertente social e o ambiente? A tese segundo a qual as TIC contribuiriam favoravelmente para o processo de desmaterialização, através da mudança estrutural da economia, é sustentável a médio e longo prazo.

Neste livro os autores pretendem demonstrar que as TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) "ao contrário da perceção generalizada, não são sinónimo de conservação do ambiente, de coesão social ou até de equidade".
Nesse sentido, o primeiro capítulo desta obra destaca os desafios da relação entre as TIC e o desenvolvimento sustentável, "apresentando simultaneamente as grandes áreas de aplicação das TIC no futuro, cujas repercussões são consideradas as mais importantes do ponto de vista das políticas de desenvolvimento sustentável". Já no segundo capítulo, o enfoque recai sobre os riscos e as oportunidades das TIC para promoverem um desenvolvimento sustentável, apresentando "uma análise pormenorizada de todos os impactos diretos e indiretos sobre cada uma das dimensões do desenvolvimento sustentável, nomeadamente a dimensão económica, a social e a ambiental". Por fim, o último capítulo aborda as políticas e medidas que condicionaram a generalização das TIC em prol do desenvolvimento sustentável.
Dada a abrangência do tema, acreditamos que este livro será útil, por exemplo, a estudantes que frequentam cursos no domínio da inovação tecnológica, economia industrial, economia social, economia do ambiente e do desenvolvimento sustentável, assim como os estudantes de escolas de engenharia e escolas comerciais.

Podem comprar este livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário