03 maio 2016

PORTUGAL - DA DÉCADA DE 50 AOS NOSSOS DIAS

Autor: FERNANDO CORRÊA DOS SANTOS
Editora: PRIME BOOKS

Fernando Corrêa dos Santos é o mais antigo repórter fotográfico português no ativo. Ao longo dos mais de 65 anos de atividade profissional foi testemunha dos acontecimentos mais marcantes, privou com as figuras mais importantes de várias áreas e construiu um espólio inigualável. Este livro mostra cerca de 100 das suas fotografias mais emblemáticas, às quais se somam os comentários exclusivos de mais de 70 dos seus protagonistas: de ex-presidentes da República à filha de BB King, passando por vários outros políticos, os mais importantes artistas do espetáculo e da música, vedetas da rádio e televisão, craques do desporto, sem esquecer nomes enormes do nosso jornalismo, todos contribuiram para nos ajudar a melhor compreender, interpretar e apreciar estas fotografias.

É muito interessante folhear este livro e ler os testemunhos da maioria dos protagonistas destas imagens, captadas por Fernando Corrêa dos Santos. De facto, este livro transporta-nos para o passado, através das fotografias e dos textos, tudo a preto e branco, com a sobriedade que o registo impõe.
No prefácio deste livro, Armando Baptista-Bastos, recorda "O Diário Popular, diário onde ambos trabalhamos, está cheio de trabalhos memoráveis de Corrêa dos Santos: sugestivos, esclarecedores, representativos de um domínio cultural que dialoga, de forma intensa, com as outras formas de arte. É uma vida repleta de incidentes, de percursos decisivos, de correspondências com a História, de fraternidades nunca recusadas. Uma vida que se completa e realiza na perspetiva de que a imagem de nós mesmos é aquela que pertence a todos os outros.".
Acreditamos que este livro é um prazeroso auxiliar de memória, de momentos-chave da sociedade portuguesa, desde a década de 50 até ao presente.

Podem comprar este livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário