09 maio 2016

PORTO GRAPHIC

Autor: SÉRGIO FONSECA

Ao percorrer as ruas e edifícios do Porto, encontramo-nos com este livro, com as suas cores, símbolos e sinais, que se unificam para dar significado à cidade. A compreensão da mesma baseia-se na sua observação, prestando especial atenção aos pormenores e à forma de ver.
O azulejo das fachadas, as portas com rosáceas em ferro, as fachadas em Arte-Nova, as capelas e as igrejas revestidas com azulejo, os graffitis nas caixas da eletricidade, os gradeamentos dos varandins, os desenhos da calçada portuguesa, os dragões e a nova imagem gráfica da cidade são signos visuais que identificam e caracterizam a cidade, dando-lhe uma identidade própria.
Todos estes elementos, quer tenham cariz popular ou erudito, quer remetam para o sagrado ou profano, formam esta cidade, formam o “Porto”.

As imagens deste livro estão organizadas pelos seguintes temas: portas e janelas; azulejo (padrão, publicidade, figurativo, floral, contemporâneos); arte urbana; gradeamentos; lojas; sinalética; pavimento; tetos; dragões e, no final, são apresentadas situações várias.
Na prática, com este livro percorremos a cidade noutra perspetiva, passando por ruas como Cedofeita, Miguel Bombarda, Caldeireiros, 31 de Janeiro, alguns locais emblemáticos como o Mercado do Bolhão e a Estação de São Bento, bem como outros sítios que por norma fogem do roteiro turístico.
O livro está escrito em português, inglês, francês e espanhol. Portanto, além de ser um bom livro para os portuenses e os portugueses, também é uma excelente escolha para oferecermos a amigos estrangeiros (e, claro, para os turistas).

Mais detalhes sobre este livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário