11 maio 2016

GUIA PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ECOLÓGICA

Coord.: MARIA DANIEL VAZ DE ALMEIDA & BELA FRANCHINI

O Guia para uma Alimentação Saudável e Ecológica convida-nos a uma viagem ao mundo da alimentação equilibrada e ambientalmente sustentável — ao respeito pela biodiversidade, produção e gastronomia local, aos seus princípios e fundamentos científicos. Explora ainda os conceitos de higiene e segurança alimentar, com medidas práticas, da aquisição ao consumo. Consolida os conhecimentos através de jogos didáticos sobre a temática da alimentação. Destina-se ao público em geral, particularmente a formadores e educadores: professores de todos os ciclos de ensino, educadores de infância, pais e encarregados de educação.

Este guia resulta do trabalho de várias nutricionistas que se uniram em torno do conceito da "alimentação saudável, sustentável e ecológica em articulação com os aspetos sociais, culturais, económicos e religiosos da alimentação".
Assim, neste guia encontramos, por exemplo, recomendações que visam a promoção de estilos de vida saudáveis para adultos e para crianças; informações sobre os nutrientes e a nova roda dos alimentos; orientações sobre a rotulagem alimentar e nutricional (onde se recomenda a leitura dos rótulos e se explica qual a melhor forma de a fazer) e, também, informações úteis sobre a preparação de alimentos.
Além disso, ficamos a saber mais detalhes sobre a nutrição e a ecologia, nomeadamente, sobre "as relações existentes entre a natureza e as escolhas alimentares, visando uma alimentação sob o ponto de vista ambiental sustentável e igualmente saudável", até porque "o que se escolhe para comer e beber influencia o ambiente".
Outro tema importante que é explorado neste livro é a higiene e segurança alimentar. Aqui são-nos apresentados os tipos de contaminação; os fatores influenciadores da contaminação biológica e os fatores necessários para a ocorrência de doença por este tipo de contaminação; bem como as medidas preventivas na aquisição, transporte, armazenamento, preparação e confeção dos alimentos, na higiene pessoal, na lavagem da loiça e no tratamento de resíduos, entre outros.
São também propostos alguns jogos didáticos, destinados a crianças e jovens de diferentes grupos etários, com o objetivo de "propiciar um clima de aprendizagem consolidando conhecimentos teóricos através de uma abordagem divertida".
Portanto, este guia é uma boa aposta para todos os que querem alimentar-se melhor e de forma sustentável.

Pode comprar este livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário