04 maio 2016

CONSTRUÇÃO MAGAZINE [71]

Número: 71

Jorge de Brito, co-editor desta edição da Construção Magazine, recorda que "a utilização de agregados reciclados em argamassas e betões tem vindo a ser investigada há algumas décadas e, apesar dos bons resultados, não tem verdadeiramente sido transposta para a prática. Esta dificuldade é abordada na entrevista com o Prof. Ravindra Dhir, um dos pioneiros mundiais nesta área". Com efeito, Ravinda K. Dhir "aponta a necessidade de demonstrar a robustez do betão constituído com agregados reciclados como o passo mais importante para a massificação do seu uso. O investigador considera também determinante desenvolver uma investigação exaustiva sobre o melhor uso a dar aos agregados reciclados finos".
De realçar também "uma seleção de trabalhos de investigadores radicados em Portugal, no Brasil, em Espanha e na Noruega. Apesar de incidir exclusivamente na utilização de resíduos minerais, foca uma gama de propriedades mecânicas, de durabilidade e reológicas que ilustra bem o nível de conhecimento da utilização de agregados reciclados em argamassas e betões, sendo mesmo proposta uma metodologia de utilização direta em cálculo estrutural", tal como explica Jorge de Brito.
Neste âmbito, leia os artigos que compõe o dossier desta edição:
- Durabilidade de argamassas com resíduos de cerâmica para reabilitação de rebocos;
- Proposta de dimensionamento de betões estruturais com agregados reciclados grossos;
- Avaliação da resistência de aderência de argamassas de revestimento vertical produzidas com agregado miúdo reciclado de concreto;
- Análisis a flexión en vigas de hormigón armado con árido grueso reciclado;
- Retração de betões com agregados finos reciclado.

Veja como pode ser assinante desta revista aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário