21 abril 2016

TECNOHOSPITAL [73]

Revista: TECNOHOSPITAL
Número: 73

Com base na temática 'Arquitetura e Construção em Saúde', leia a entrevista ao arquiteto António Rocha Lobo, que "acompanhou vários modelos de construção hospitalar ao longo do seu percurso, desde o envolvimento total do Estado em todas as fases do processo até às Parcerias Público-Privadas (PPP). Embora reconheça a necessidade de haver técnicos especializados no Ministério da Saúde, capazes de transmitir conhecimentos e orientações, considera não ter havido perda de qualidade na construção".
De facto, em Portugal, a "entrada em cena de privados sem experiência de construção hospital legitima preocupações sobre a qualidade e o rigor destas obras", por isso, são levantadas algumas questões nesta edição da TecnoHospital, tais como, "Estarão estes atores capacitados para cumprir com as exigências associadas a estes edifícios? O sucesso de edifícios novos e da reabilitação estará dependente da iniciativa que estas empresas possam ter de consultar técnicos experientes? Será necessário mudar procedimentos?".
Neste sentido, são apresentados três artigos relevantes:
- Arquitetura e construção hospitalar, onde os autores levantam a questão: O que será mais difícil para os arquitetos? Fazer / projetar arquitetura na área de saúde ou abordar a história, conceitos e perspetivas de futura da arquitetura de saúde em Portugal?;
- Nascimento de um hospital, aqui o autor explica que "no contexto dos projetos hospitalares, a importância da etapa de conceção não oferece qualquer dúvida. Assumindo-se como uma das grandes responsáveis pelo sucesso ou insucesso de um equipamento de saúde, a conceção tem papel basilar na obtenção de qualidade, porque combina a organização do espaço e a estética, servindo de base à solução tecnológica;
- O edifício hospitalar a partir do século XVIII - As origens das instalações especiais, onde se demonstra como "a alteração dos métodos de construção, o aparecimento das instalações elétricas, as técnicas de ventilação e de climatização, de modo geral, do aparecimento e desenvolvimento das instalações especiais e das técnicas de construção do edifício hospitalar são alguns aspetos desta história" pois "constituem marcos importantes de transição para as soluções que hoje conhecemos".

Saiba como pode assinar a TecnoHospital aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário