01 abril 2016

SEGURAR LOUCOS OU EMPURRAR ELEFANTES - Conversas sobre gestão de pessoas com líderes empresariais portugueses

Autor: RUI NASCIMENTO ALVES
Editora: EDITORA RH

Muitas organizações nacionais, apesar da adversidade dos tempos mais recentes, de um ciclo económico e social desfavorável, conseguiram manter-se viáveis, tornar-se mais robustas, lançar e desenvolver novos negócios, inovar, exportar e, com tudo isso, tornar-se mais competitivas e rentáveis.
Fizeram-no através de uma forma diferenciada de gestão dos seus líderes, colaboradores e equipas. Estes gestores e empresas optaram por estratégias radicalmente diferentes ou focaram-se no essencial? Quais os seus segredos para atrair, reter, desenvolver, motivar, compensar e reconhecer as suas pessoas? O que podemos aprender com as suas práticas de gestão?

São 30 as entrevistas que fazem parte deste livro e as organizações são as seguintes: Abreu Advogados, Almadesign, Banco Alimentar Contra a Fome, Banco Carregosa, Bensaude, Bluepharma, CIN, Critical Software, Delta Cafés, Ervideira, Four Views Hotels, Frezite, Gelpeixe, GENERG, Grupo Luís Simões, H3, Instituto S. João de Deus, Ivity Brand Corp., José Avillez, Manuel Ramos - M.A.R. Kayaks (Nelo), Nutri Ventures, Pelcor, Procalçado, RESUL, Santini, Science4you, Sovena, Thema Hotels & Resorts, WeDo Technologies e, ainda, o Wygroup.
Em cada entrevista ficamos a conhecer um pouco da evolução da empresa em geral e depois, em concreto, alguns aspetos relacionados com a questão dos recursos humanos e dos desafios que cada empresa enfrenta. Por exemplo, faziam ideia de que um negócio como o da Santini tem alguma dificuldade em manter os funcionários durante muito tempo, por ser um negócio de certa forma sazonal? Ou, o caso da Thema Hotels & Resorts que assume ser mais fácil manter os funcionários em Coimbra (porque são mais ligados à terra) do que em Lisboa (onde ficam, em média, dois anos)? São vários os pormenores com os quais cada empresa tem de lidar no dia-a-dia, devido ao seu ramo de atividade, ou localização, ou política interna, entre outros aspetos, e que tornam cada caso único.
Consideramos, portanto, que este livro é bastante interessante para os estudantes e profissionais da área dos recursos humanos, bem como, para o público em geral.

Podem comprar o livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário