15 abril 2016

INDÚSTRIA & AMBIENTE [96]

Número: 96

A atual edição da «Indústria & Ambiente» destaca a indústria automóvel e de componentes.
António Guerreiro de Brito, diretor da revista, realça a forte mudança que se tem vindo a assistir no setor automóvel e "em especial no seu relacionamento com o condutor e com as cidades. Com efeito, perceciona-se a inevitável chegada das viaturas sem condutor, onde seremos uma espécie de viajantes instalados em computadores com rodas. Nessa fase, deixaremos de ser condutores ativos e poderemos começar a esquecer o exame de condução. Esta mudança, poderá, finalmente, encorajar uma outra no caminho da sustentabilidade, a mudança da perspetiva do produto para a do serviço, desmaterializando a propriedade".
Neste âmbito, leia a entrevista a Luís Reis, responsável pelo desenvolvimento de negócio associado à mobilidade do Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA), onde, por exemplo, este "sintetiza a transição a que hoje assistimos de um conceito de automóvel enquanto produto para um conceito de automóvel enquanto parte integrante de uma rede de mobilidade perfeitamente articulada na dinâmica urbana" e "afirma que a indústria já está a acompanhar esta mudança de paradigma, bem como a mudança para uma eletrificação total ou parcial (através da hibridização) dos motores".
Recomendamos, também, a leitura dos artigos que completam o dossier «Indústria Automóvel e de Componentes», nomeadamente:
- Desenvolvimento de um motor BMW para funcionar como Range Extender;
- Projeto FST Novabase - protótipos de automóveis;
- Reciclagem de polímetros e compósitos de matriz polimétrica;
- Só a Europa é que não quis ver... Ainda sobre o escândalo da VW.

Saiba como pode ser assinante desta revista aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário