02 setembro 2015

UM JARDIM DENTRO DE CASA

Autora: TERESA CHAMBEL
Editora: ESFERA DOS LIVROS

É possível cultivar plantas em qualquer sítio, gastando pouco dinheiro e pouco tempo. Este livro ilustrado é um verdadeiro manual para quem quer ter um pequeno jardim dentro de casa, na varanda, no pátio ou terraço. Teresa Chambel, depois do seu livro Um Jardim para Cuidar, traz-lhe todas as dicas, conselhos e truques para jardinar em espaços pequenos e cultivar os seus próprios produtos hortícolas.

Teresa Chambel apresenta claramente a motivação para a escrita deste livro, que passa por transmitir ao leitor os “fundamentos básicos para transformar a casa num jardim”, acompanhando umas das tendências atuais que é a autoprodução de alimentos. Logo nas primeiras páginas do livro a autora procura demover o leitor de se refugiar nas principais desculpas que levam as pessoas a não querer jardinar, como a falta de espaço, tempo ou dinheiro. Teresa Chambel argumenta que estes problemas podem ser simplesmente contrariados pela criatividade, conhecimento, e acima de tudo vontade.
Outra ideia transmitida é que a jardinagem não é uma ciência exata - “Na jardinagem temos de ser muito humildes, pois temos como «mestra» a mãe natureza, e ela vence-nos sempre!” - sendo este livro um bom manual para definir uma estratégia para obter os melhores resultados.
O livro está muito bem organizado com toda a informação relevante a aparecer sob a forma de tabelas, definições, listas e ilustrações. Para além disso é disponibilizada uma abrangente secção de fichas de cultivo de todas as espécies referidas no livro, com informação relativa ao ciclo de vida, época e cor da floração, época de colheita, rega, local de cultivo aconselhado, entre outros.

Teresa Chambel, com um vasto currículo neste contexto, é licenciada em Arquitectura Paisagista, participou em vários projectos de restauro e recuperação de jardins históricos e teve rubricas de jardins em programas da RTP e Sic Mulher. Actualmente é directora da revista Jardins e autora do blogue umjardimparacuidar.blogspot.pt.

Saiba mais sobre este livro aqui!