31 agosto 2015

TECNOHOSPITAL [70]

Revista: TECNOHOSPITAL
Número: 70

"No dossiê subordinado ao tema geral «Qualidade e controlo ambiental em meio hospitalar», coordenado pelo Chefe de Redação da TH, Eng.º Pinto dos Santos, integra-se um conjunto qualificado de artigos, 4 dos quais foram apresentados sob a forma de comunicação em sala, no IV Congresso da ATEHP, realizado no Porto, em 4, 5 e 6 de junho de 2015, e outro que foi especialmente escrito para esta edição da TH. Embora a amplitude do tema justificasse, por certo, um conjunto mais alargado de textos, a qualidade e pertinente atualidade dos 5 artigos apresentados dá-nos a certeza de que irão de encontro às necessidades informativas e formativas de quem as procura nas nossas páginas.", explica o diretor da revista, Fernando Barbosa.
Os cinco artigos acima mencionados são:
- Gestão epidemiológica em infraestruturas hospitalares;
- Abordagem inovadora no controlo da água;
- Utilização de uma plataforma integrada de monitorização como ferramenta na gestão da segurança e controlo técnico em ambiente hospitalar;
- A eficiência das novas tecnologias no controlo da infeção hospitalar;
- Projeto de refrigeração passiva do hall da entrada principal do novo Hospital Pediátrico de Coimbra.
Sugerimos, também, que leiam a entrevista a Adalberto Campos Fernandes, médico especialista em Saúde Pública.

Saiba como pode ser assinante desta TecnoHospital aqui!

25 agosto 2015

EGOÍSTA [55]

Revista: EGOÍSTA
Número: 55

Parabéns! A revista «Egoísta» celebra quinze anos.
Tal como nos diz Mário Assis Ferreira, no início desta bela edição, "Porque a Verdade só sobrevive na Liberdade. Porque a Esperança é o privilégio de se sonhar acordado. E porque a Criatividade é o reduto da diferença inspirada no desígnio exacerbado. Essa, a trilogia que é matrize código genético da Egoísta. Qual presságio de muitos êxitos vindouros!".
Para assinalar esta data especial, é possível ver nesta edição os seguintes trabalhos:
*Conversation piece - Vasco Graça Moura e Henrique Cayatte
*Dona Leopoldina, os uns e os 15 - Álvaro Laborinho Lúcio
*Da multiplicação da vida em estado de perplexidade - José D'Almeida
*O misterioso caso da receita de bacalhau - Mário Cláudio
*Duas horas - e quinze minutos. Um homem com um filme na cabeça - Gonçalo M. Tavares
*The Passenger - Pauliana Valente Pimentel
*O hábito de pilhar imagens - Manuel Falcão
*Instagram - Teresa C. Freitas
*Quatro velhos - Valter Hugo Mãe
*We are all made of stars - Daria Khoroshavina
*As curvas do tempo - Inês Pedrosa
*Enquanto o Inverno não chega - António Tabucchi
*Goulash - Sandro William Junqueira
*Um lugar de onde observar o tempo - Sara Figueiredo Costa
*A bicicleta -  Patrícia Reis e Rodrigo Prazeres Saias
*Bronze - Lionel Arnaudie

Saiba como pode ser assinante desta revista aqui!

03 agosto 2015

VENCEDORAS POR OPÇÃO



Autor: JIM COLLINS e MORTEN T. HANSEN
Editora: SMARTBOOK

Este é um verdadeiro clássico de Jim Collins: do contra, baseado em dados e inspirador. Collins e Hansen mostram de forma convincente que, por muito que o mundo de hoje seja pautado pelo caos e incerteza, a excelência é uma opção e não um acaso.

A pergunta de investigação que está na origem deste livro “Porque será que algumas empresas singram num mundo pautado pela incerteza, até pelo caos, e outras não?” é abordada de forma muito consistente. Para isso os autores aplicaram a metodologia da análise histórica e comparativa às empresas estudadas, sem nunca perder do foco o contexto em que estas se inseriam.  
Os autores partiram de uma lista de 20.400 empresas que foram filtrando através de critérios de desempenho apertados, até chegarem aos sete casos de estudos aprofundados. As empresas presentes no livro partilham uma posição inicial vulnerável, e cresceram até se tornarem empresas com um desempenho extraordinário – definidas pelos autores como empresas 10X, ou seja, empresas que tiveram resultados pelo menos 10 vezes superiores ao esperado no setor em que atuam.
A Southern Airlines é um dos casos de estudo, contrariando todas as expectativas ao tornar-se uma das empresas com maior retorno mesmo após os atentados de 11 de Setembro. Estão também incluídas neste estudo empresas como a Microsoft, a Biomet e Intel.
Os autores procuram dar a conhecer os indivíduos por trás das empresas, com particular destaque dado ao modo como estes lideraram e dotaram as empresas de mecanismos diferentes das restantes. 
O que torna este livro muito interessante é a forma como os autores comunicam as suas ideias, sempre contextualizadas em histórias apoiadas em nove anos de pesquisa.