30 junho 2015

INDÚSTRIA & AMBIENTE [92]

Número: 92

Nesta edição, leia o dossier sobre 'Solos: descontaminação e reabilitação', onde encontrará os seguintes artigos:
- 2015: O Ano Internacional do Solo - Significado e Responsabilidades;
- Como abordar o estudo de locais contaminados sem uma legislação de proteção do solo;
- The revision of the land and soil indicator LSI003 and the management of contaminated sites in europe;
- Da remediação à reabilitação de solos e águas substerrâneas no Brasil;
- Soluções de mistura solo com cimento na descontaminação de terrenos.
Ainda neste contexto, leia a análise do diretor desta revista alertando que "A verdade é que o solo sofre, tal como os restantes ecossistemas, pressões muito significativas. Talvez não o saibamos de forma tão mediática como quando se discute as alterações climáticas, a perda de biodiversidade ou a diversificação das fontes energéticas, mas a conservação do solo é um autêntico desafio, muito atual. Estimativas de vários autores indicam que serão anualmente perdidos cerca de 10 milhões de hectares de solo arável, ou seja, quase o equivalente à área de Portugal. A esse ritmo, corremos o risco de, daqui a poucas décadas, termos apenas metade do solo arável que hoje existe, fazendo dele um bem ainda mais escasso."

Saiba como pode ser assinante desta revista aqui!

29 junho 2015

ETIQUETA NO MUNDO EMPRESARIAL

Autora: VERA TÂNGER
Editora: ESTAMPA

Etiqueta é sinónimo de boa educação, respeito pelos outros e abranges conceitos de ética, costumes e tradição. Protocolo é, por sua vez, um conjunto de regras orientadoras que definem a hierarquia, formas de comportamento e de tratamento e ordena,segundo precedências preestabelecidas, atos sociais, políticos e profissionais. Costuma-se dizer que o protocolo é composto por 20% de regras, 50% de boa educação e 30% de bom senso.

Destinado a um público alvo ligado ao mundo empresarial, este livro surge como um manual, devidamente estruturado, de boas práticas de etiqueta que podem ajudar a atingir o sucesso neste segmento tão competitivo.
A autora começa por transmitir noções de marketing pessoal, alicerçadas na linguagem corporal, na postura, na atitude e, muito importante, no valor significativo da primeira impressão. Vera Tânger explica que um candidato com menos qualificações académicas e bem apresentado tem mais possibilidades de ser bem sucedido numa entrevista do que um candidato que apresente características inversas.
Outros aspectos em destaque no livro passam pela sobrevivência no ambiente profissional – pontualidade, assédio, gafes, entre outros – a indumentária recomendada no trabalho, tanto masculina como feminina, assim como a forma como um profissional deve cumprimentar os restantes elementos de uma organização.
A autora complementa esta informação com sugestões para a elaboração de um bom cartão de visita e, ainda, como utilizar eficientemente as ferramentas de comunicação, desde o telemóvel ao CV. Dicas para o comportamento em reunião ou em refeições de negócios são também muito úteis para tirar partido destes momentos.
Escrito de uma forma muito objetiva, e acompanhado de tabelas e figuras, este livro é um bom auxílio para quem quer elevar o desempenho numa carreira no mundo empresarial.