27 março 2015

APRENDER A APRENDER NO PRÉ-ESCOLAR: O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna

Autora: MARIA DA ASSUNÇÃO FOLQUE

"Os que forem profissionais do ofício podem aprender com as interrogações que esta pesquisa coloca às nossas práticas. Aos que forem formadores, convido a que se sintam interpelados no questionamento sempre insistente aos nossos modelos de formação de professores: Podemos formar profissionais de educação alheados das escolas onde realizam as suas práticas? Finalmente, os investigadores, sobretudo aqueles que estão interessados em estudos com carácter interpretativo, podem reverse no trabalho da Assunção Folque como um exemplo de solidez epistemológica, rigor metodológico, relevância e lucidez crítica: um grande contributo para a Pedagogia da Infância e para a epistemologia de investigação naturalista do nosso país". [Teresa Vasconcelos, in Prefácio]

Este livro resulta do trabalho de investigação realizado no âmbito do Doutoramento em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Londres, originalmente escrito em inglês. De acordo com a autora "este trabalho foi elaborado num trânsito entre a língua portuguesa e a língua inglesa, factor que não pode deixar de o marcar. O objecto de estudo - a praxis do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna Portuguesa (MEM) - é um objecto construído em língua portuguesa por pensadores, professores e educadores portugueses. Por outro lado, o contexto académico inglês, com o seu referencial linguístico e de pensamento, ofereceu lentes específicas para olhar o modelo do MEM na prática e os contextos de aprendizagem estudados".
Uma das revelações que podemos encontrar neste livro é "como é urgente e possível perspetivarmos o potencial das crianças mais novas para se assumirem como cidadãs e a necessidade de concebermos a educação de infância como o primeiro locus da construção da cidadania".
Esta segunda edição da obra é, pois, uma referência para todos os professores, formadores e investigadores desta área.

Pode comprar este livro aqui!

24 março 2015

HOMEM DO ANO | O VIGARISTA

Autor: RODRIGO MOITA DE DEUS
Editora: IDEIA-FIXA

Um homem brilhante com o objectivo de ficar rico. Um país facilmente impressionável. Políticos, eventos sociais, negócios dinásticos e grandes esquemas financeiros. Um romance de estranhas parecenças com o que lemos todos os dias nos jornais.

De "pé-rapado" a um dos homens mais influentes em Portugal. De louvar? Talvez não. Os métodos usados por Ramon, ou melhor, D.Diego, não são os convencionais. Na realidade, estamos perante uma personagem que aprendeu a manipular as pessoas recorrendo sobretudo ao charme e a um fator ao qual poucos resistem: o dinheiro.
Com inegável perseverança, a personagem principal desta narrativa cria um passado, um presente e um futuro que o comum dos mortais dificilmente conseguiria conceber. Este livro é um bom exemplo de que as pessoas certas (as cunhas, os conhecimentos) podem ajudar a ultrapassar várias barreiras. Mas será que no final vale a pena? Será que D.Diego foi bem sucedido? Quais serão as consequências? 
Aproveitem o tempo livre e descubram as respostas a estas questões.

Podem comprar o livro aqui!

23 março 2015

CONSTRUÇÃO MAGAZINE [65]

Número: 65

Tal como explica Eduardo Júlio, diretor desta revista, “A Construção Magazine tem por missão estabelecer a ponte entre os vértices do triângulo: Universidades e centros de investigação científica; Indústria, entendida como as empresas ligadas ao setor da Construção; e Sociedade, ou seja, quem lança os desafios a que os outros dois intervenientes devem responder e quem, em última instância, beneficia dos avanços científico-tecnológicos na área da Engenharia Civil, Ambiente e Arquitetura”. Assim sendo, o dossier desta edição número 65 baseia-se na ‘Investigação ao serviço do mercado’, um tema bastante atual.
Os artigos que fazem parte deste dossier temático são: 
- Análise comparada dos aspetos funcionais associados com a montagem entre a solução de divisória interior em alvenaria de tijolo cerâmico com soluções de alvenaria alternativas;
- Avaliação de medidas para mitigar a retração do betão;
- Abordagem dinâmica no estudo microclimático em edifícios históricos;
- MDFachada e MDCobertura: Revestimento personalizável em cortiça expandida.

Leia também a grande entrevista a Rita Moura, que está à frente da Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção (PTPC) e a Francisco Nunes Correia, presidente da Parceria Portuguesa para a Água (PPA).

Saiba como pode ser assinante desta revista aqui!

16 março 2015

INDÚSTRIA & AMBIENTE [90]

Número: 90

A grande entrevista desta edição número 90 foi feita a António Sá da Costa, presidente da Associação de Energias Renováveis (APREN), onde este analisou o peso crescente da eletricidade no setor energético português e mencionou as razões que conduziram a tal, bem como as consequências que daí advêm, nomeadamente, o espaço que se abre para o crescimento das renováveis. Nesta entrevista, António Sá da Costa explica também por que razão há necessidade de fixar uma tarifa para a eletricidade de origem renovável.
Já no dossier desta edição, dedicado à 'Energia', poderá ler os seguintes artigos:
- A energia solar fotovoltaica e o bom caminho para o futuro (por António Vallêra);
- O papel das empresas eletrointensivas na integração da energia elétrica produzida por via renovável em Portugal (por Jorge Mendonça e Costa);
- Eficiência energética e autoconsumo, o veículo para a competitividade (por Cláudio Monteiro);
- Biocombustíveis: uma importante ferramenta estratégica na procura de energias alternativas para o setor dos transportes (por J. Puna e J. Gomes);
- SGCIE: Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia (por João Paulo Calau);
- Eficiência energética - uma visão transversal (por Carlos Sampaio).

O tema da próxima edição da revista «Indústria & Ambiente» será 'Monitorização e controlo: ecoeficiência na indústria'.

Saiba como pode ser assinante desta revista aqui!

12 março 2015

TECNOHOSPITAL [67]

Revista: TECNOHOSPITAL
Número: 67

A atual edição da revista «TecnoHospital» dá especial ênfase à prevenção e combate das IACS - Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde.
Neste contexto, é possível ler vários artigos de interesse, tais como:
- Conceção dos espaços e materiais de revestimento (por J. Graça Rocha);
- Contributos do serviço de gestão hoteleira para a prevenção de infeções associadas aos cuidados de saúde (por Alexandra Santos & Sandra de Olim);
- Saúde do trabalhador de enfermagem que atua na Central de Material de Esterilização (por Alcinéa Rodrigues Athanázio, Deise Ferreira de Souza, Zenith Rosa Silvino, Benedito Carlos Cordeiro & Joilma Nogueira Espírito Santo);
- Qualidade do ambiente e da água (por Francisco Brito);
- Validação de processos de esterilização de dispositivos médicos - abordagem normativa (por António Faria Gomes).
Nesta edição também pode ler a entrevista a José Artur Paiva, diretor do PPCIRA, Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos.

Saiba como pode ser assinante desta revista aqui!

04 março 2015

MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO: Da interrogação à descoberta científica

Autores: ELIZABETH REAL DE OLIVEIRA & PEDRO FERREIRA
Editora: VIDA ECONÓMICA

Este livro, dirigido a todos os estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento, mas também a jovens investigadores, pretende guiar o explorador neste caminho, contornando os obstáculos e evitando as armadilhas, através da correta utilização dos métodos e ferramentas de pesquisa científica.
Com uma abordagem pragmática e uma vertente muito prática, este livro permitirá concluir com sucesso um trabalho de pesquisa científica, seja na forma de um trabalho de fim de curso, uma dissertação de mestrado, uma tese de doutoramento ou um artigo científico.
Os métodos e as ferramentas são explicados de forma simples apoiadas pelos recentes softwares e ferramentas de pesquisa, tornando o trabalho de pesquisa um desafio.

Este livro resulta do trabalho de cerca de 15 anos de ensino de disciplinas de metodologia e de orientações de trabalhos de mestrado e doutoramento.
No início do livro são apresentados três testemunhos "que ilustram de forma diferenciada como cada um vivencia a experiência de realização de uma dissertação ou tese". São três estudantes em diferentes fases do seu percurso, o Pedro que já terminou o mestrado e frequenta atualmente o doutoramento; a Cidália, que já terminou a dissertação de mestrado e o Hugo, estudante de mestrado, a realizar a dissertação.
Quanto à estrutura do livro, este "aborda de uma forma sequencial o protocolo de investigação científica, da questão de partida à apresentação de resultados. Adicionalmente o leitor poderá encontrar três guias práticos, que visam ajudar na compreensão de algumas ferramentas que facilitam em muito o processo de investigação, nomeadamente um software de referenciação bibliográfica (o Mendeley), um software para a recolha de dados via questionário (o Google Drive) e um software de tratamento de dados (o SPSS)".
Assim sendo, este livro é uma boa opção para ajudar a tomar algumas decisões quando se está a iniciar ou fazer uma dissertação, tese ou artigo científico.

Pode comprar este livro aqui!

03 março 2015

150 ANOS DE ARTE MODERNA NUM PISCAR DE OLHOS

Autor: WILL GOMPERTZ
Editora: BIZÂNCIO

O que é a Arte Moderna? 
Por que motivo a amamos ou a detestamos? 
E por que custa assim tanto dinheiro? 
Junte-se a Will Gompertz, Editor de arte na BBC, numa digressão estonteante que mudará para sempre a maneira como olha para a arte moderna. Dos nenúfares de Monet aos girassóis de Van Gogh, das latas de sopa de Warhol ao tubarão de formol de Hirst, ouça as histórias por trás das obras-primas, conheça os artistas como eles eram realmente e descubra a autentica magia da arte moderna.

Este livro responde a várias perguntas, mas também levanta uma: por que é que gostamos tanto de ler este livro?
Porque, de facto, faz uma abordagem admirável sobre a arte contemporânea, os artistas, os movimentos e os factos históricos que influenciaram determinadas obras.
No livro, além da explicação sobre as correntes artísticas, são dadas a conhecer algumas curiosidades sobre pintores dos quais sempre ouvimos falar. Além disso, somos guiados por algumas das suas principais obras, onde Will Gompertz nos ajuda a apreender as intenções dos artistas para criar aquelas obras em específico. 
Assim sendo, para todos aqueles que querem conhecer de forma resumida como apareceram (e desapareceram) os principais movimentos artísticos desde o pré-impressionismo, este livro é, seguramente, uma das melhores formas que irão encontrar para esse efeito.
Na prática, este livro guia-nos desde 1870 até aos dias de hoje, passando, então, pelo Impressionismo, Pós-Impressionismo, Primitivismo, Pontilhismo, Fauvismo & O Cavaleiro Azul, Expressionismo, Die Brücke (A Ponte), Cubismo & Construtivismo, Futurismo, Vorticismo & Orfismo, Suprematismo, Neoplasticismo / De Stijl, Bauhaus / Modernismo, Dada & Surrealismo, Ready-Made, Expressionismo Abstrato, Pop Art, Conceptualismo; Arte Perfomativa; Fluxus; Noveau Réalisme; Arte Povera, Minimalismo, Pós-Modernismo e a Arte Atual.

Pode comprar este livro aqui!