30 janeiro 2015

AS PALAVRAS QUE FAZEM VENDER MAIS

Autores: DOMINIC GILBERT & CHRISTOPHE COMPAN
Editora: MONITOR

Alguns vendedores têm sucesso… Outros não. Então qual é o segredo dos melhores vendedores? No decorrer dos anos os vendedores criam uma linguagem do sucesso, experimentada e rodada no terreno. Há 10 anos, no terreno e em acções de formação. Dominic Gilbert e Christophe Compan estão em contacto com vendedores, chefes de vendas, inspectores de vendas, agentes comerciais, promotores de vendas e tantos outros, de empresas de todas as dimensões. A partir desta experiência excepcional elaboraram um método prático, simples e eficaz para vender mais e melhor.

Este livro pode ser encarado como um guia de trabalho. Para começar há três aspetos essenciais a ter em conta: os gestos, o sorriso e olhar. Depois perceba quais são as melhores palavras para conseguir marcar uma entrevista, para estabelecer o primeiro contacto, as palavras da descoberta, da argumentação, as palavras para tratar as objeções e, claro, as palavras da conclusão do seu discurso.
Com efeito, "a arte do vendedor consiste em interessar o cliente, em o compreender, apresentar o seu produto de maneira satisfatória a atractiva para o cliente, desarmar as objeções e finalmente concluir a venda. Cabe ao vendedor respeitar estas etapas evitando por exemplo argumentar antes de ter feito a descoberta do seu cliente ou tentar uma conclusão sem ter esclarecido completamente as objeções.". 
Para dominar as cinco fases da venda (contactar, descobrir, argumentar, tratar e concluir) sugerimos que leiam este livro, no qual certamente irão recolher algumas dicas para tornarem o vosso discurso mais eficaz.

Pode comprar o livro aqui!

29 janeiro 2015

TREINAR O TREINADOR

Autores: NUNO GUIA & DUARTE ARAÚJO
Editora: PRIME BOOKS

Existem inúmeras metodologias para o treino dos jogadores e das equipas, mas são escassos os métodos de treino que se destinam ao treinador. Aquele que é apresentado neste livro centra-se nos cenários de tomada de decisão, que resultam de entrevistas efetuadas a treinadores portugueses de alto nível, que apresentaram situações competitivas com que se depararam no decurso da sua atividade. Este relato e resolução de casos práticos reais (nove, ao todo), a que a maior parte das pessoas não tem acesso, é apresentado de modo a que os treinadores de futebol possam aprender e treinar a a tomada de decisão.

Tal como refere Francisco Silveira Ramos, ex-presidente da Associação Portuguesa de Treinadores de Futebol, "este livro coloca-se, no atual estado de conhecimento e conceção do treino, como um contributo marcante porque assume com clareza as tendências atuais de valorização equilibrada das diferentes variáveis no rendimento desportivo. Evidencia que o treinador tem um papel decisivo no reconhecimento do adequado peso de todas elas e da sua sistémica conjugação, como base fundamental da sua intervenção.". 
Posto isto, estamos perante um livro que se divide em 10 partes essenciais:
- o futebol, o contexto e o treinador;
- as necessidades decisionais dos treinadores;
- a tomada de decisão;
- métodos de treino da tomada de decisão;
- método de treino das habilidades decisionais;
- aplicar o treino das habilidade decisionais;
- os cenários de tomada de decisão e as ferramentas para os explorar: uma proposta de quatro sessões; 
- prática em cenários de tomada de decisão para o treinador de futebol;
- avaliação da tomada de decisão do treinador.
De realçar que, o método de Gary Klein do Treino das Habilidades Decisionais, que serve de base para este livro, "nunca foi aplicado, testado e avaliado com treinadores de futebol. Esta abordagem foi originalmente desenvolvida com o objetivo de treinar os líderes de equipas de corporação, os US Marines (...). Mas desta vez será demonstrada a forma como se pode aplicar ao treinador de futebol". Isto torna, obviamente, esta obra ainda mais interessante e inovadora. Sendo o objetivo do livro "treinar o treinador de futebol". E para tal, os autores entrevistaram alguns treinadores de referência como: Carlos Carvalhal, Daúto Faquirá, Domingos Paciência, José Couceiro, Jorge Jesus, Manuel Cajuda, Paulo Bento, Rui Dias e Ulisses Morais.
Em suma, estamos perante uma obra de referência para todos aqueles que desejam ser treinadores de futebol.

Pode comprar o livro aqui!

20 janeiro 2015

GUIA DE ARQUITECTURA - Espaços e edifícios reabilitados (2ª edição)

Autores: NUNO CAMPOS & PATRÍCIA MATOS
Editora: VIDA ECONÓMICA

Guia de viagem com as mais interessantes obras de reabilitação em edifícios e espaços realizadas em Portugal a partir de 1974 até 2012. Fique a conhecer tudo o que a arquitetura fez de melhor pela reabilitação.
Edição bilingue com mapas e  fotografias a cores, textos explicativos, informações úteis e coordenadas GPS.

Neste livro pode encontrar mais de 150 edifícios reabilitados de norte a sul de Portugal e ilhas.
Aos autores interessaram sobretudo "as intervenções de reabilitação mais complexas, aquelas que implicaram a reconversão ou adição de usos como meio de intervir no património construído, afastando-o do conceito objecto de mera contemplação parado no tempo, possibilitando assim a reutilização de antigas estruturas edificadas na sociedade actual".
Com efeito, devido a um conjunto de fatores, a recuperação de edifícios tem-se tornado cada vez mais frequente e, consequentemente, o trabalho dos arquitetos também se tem direcionado para a reabilitação.
De realçar que os autores visitaram todos os edifícios aqui apresentados, "para assim melhor compreender o impacto e as relações estabelecidas entre o novo e o antigo, entre o edifício e a sua envolvente". Se quiser seguir as pisadas dos autores, poderá orientar-se com as coordenadas GPS incluídas neste guia e tomar as suas notas diretamente no livro. Contudo, caso não possa deslocar-se aos locais, tem aqui uma excelente forma de conhecer estes edifícios sem sair do seu lugar.
Este livro está integralmente escrito em português e em inglês e ainda conta com uma entrevista a Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto Moura e João Mendes Ribeiro.

Pode comprar o livro aqui!

17 janeiro 2015

MANUAL DE ESTRATÉGIA - Conceitos, prática e roteiro

Autores: JOSÉ CRESPO DE CARVALHO & JOSÉ CRUZ FILIPE
Editora: SÍLABO

Com clareza e simplicidade de linguagem, esta obra arruma Escolas do Pensamento Estratégico, aborda as influências das várias áreas e disciplinas no desenvolvimento da estratégia, percorre, de A a Z, o raciocínio estratégico e o que deve ser uma boa prática estratégica – análise, formulação e gestão estratégica – e engloba ainda um roteiro para orientar o leitor no seu dia-a-dia estratégico.
É dirigido a um vasto conjunto de públicos, desde alunos do 1.º, 2.º ou 3.º ciclos do ensino superior que pretendam um condensado sério sobre estratégia até profissionais ou meros curiosos que nele procurem a orien­tação para os conceitos e as práticas estratégicas mais usuais. Um instrumento único, imprescindível em qualquer biblioteca.

Este livro divide-se em três partes essenciais: primeira parte - conceitos e fundamentos; segunda parte - gestão estratégica; terceira parte - um roteiro para a gestão estratégica.
Ou seja, na primeira parte os autores abordam a natureza do problema estratégico; as origens e as escolas do pensamento estratégico; a estratégia e valor e, ainda, o processo de gestão estratégica. Na segunda parte, os autores escrevem sobre definir uma visão estratégica; a análise estratégica: o referencial genérico; a análise estratégica em ação: análise do meio envolvente; a análise estratégica em ação: análise da empresa; formulação da estratégia: que caminho queremos seguir / estratégias competitivas / estratégias corporativas / estratégias funcionais; a implementação da estratégia; o controlo estratégico. Já na terceira e última parte, os autores fazem um roteiro para a gestão estratégica, baseado nos capítulos anteriores, que é "em simultâneo, uma síntese coerente e um guia prático da gestão estratégica".
Por todos os pontos que mencionamos, concluímos que esta obra é extremamente valiosa para consulta, particularmente para os estudantes do ensino superior.

16 janeiro 2015

NÚMEROS

Autor: JOSÉ CARLOS SANTOS

O estudo das propriedades dos números e das operações aritméticas forma uma parte considerável da Matemática ensinada no Ensino Básico e no Ensino Secundário. Este livro aborda esse estudo de uma forma sistemática, começando nos números naturais, passando pelos números inteiros, racionais e reais e terminando nos números complexos.

Tal como explica o autor, "espera-se alguma maturidade matemática por parte do leitor, pois parte-se do princípio de que este percebe o que é uma demonstração, que distinga uma definição de um enunciado e que saiba trabalhar com quantificadores, por exemplo".
Posto isto, realçamos a importância deste livro, uma vez que, "há um hiato considerável entre a Matemática que se ensina num curso superior e aquela que é leccionada no Ensino Básico e Secundário. Um das facetas desse hiato manifesta-se no facto de haver tópicos que são abordados no ensino pré-universitário mas não nas cadeiras de Matemática de uma licenciatura." Exemplos disso são alguns tópicos abordados neste livro, como: trabalhar com números expressos em bases além da base 10; relação entre um número real ser ou não racional e a sua representação decimal; como demonstrar que certos números são irracionais; divisão de polinómios e regra de Ruffini; uso de números complexos em Geometria. Assim sendo, "este livro tenta colmatar estas lacunas no que se refere a números". Aliás, sempre que possível, José Carlos Santos teve o cuidado de apresentar um contextos histórico no qual surgiram os assuntos matemáticos nele abordados.
Calculamos, portanto, que este livro seja útil para os estudantes que necessitem de ajuda neste âmbito.

Podem comprar o livro aqui!

15 janeiro 2015

FOTOGRAFIA BÁSICA (5ª edição)

Autor: MICHAEL LANGFORD
Editora: DINALIVRO

Livro adoptado e aconselhado num grande número de escolas de fotografia, e recomendado em diversas universidades e institutos superiores de língua inglesa. Traduzida em várias línguas, esta edição constitui um estruturado curso teórico não só para os estudantes de fotografia como para o leitor em geral, que procura uma informação básica mais desenvolvida do que aquela que se encontra nos livros vulgares destinados a amadores. O plano geral desta obra foi orientado a partir de conferências feitas pelo autor, Michael Langford, considerado em vida um grande mestre, com muitos anos de experiência no ensino.

Este livro "abre com uma visão geral sobre  a fotografia - situando esta num contexto de meio visual. De seguida, mostra como os componentes de fotografia, os diversos procedimentos e métodos se combinam. Estes capítulos encontram-se orientados segundo a mesma ordem em que a imagem se produz, iniciando-se com capítulos sobre a luz, lentes e objetivas, realização de imagens com a máquina fotográfica, iluminação do objeto e a composição. O livro continuam com as películas, a exposição, a revelação, a impressão e o acabamento".
Esta edição foi revista e aumentada, passando também a incluir a fotografia digital. 
De realçar que cada capítulo termina com resumos e projetos de trabalho, que certamente serão úteis para quem desejar rever e testar os conhecimentos adquiridos com este livro.
«Fotografia Básica» é um livro de referência para todos aqueles que querem aprender a arte de fotografar.

08 janeiro 2015

CONSTRUÇÃO MAGAZINE [64]

Número: 64

O número 64 da revista «Construção Magazine» apresenta um dossier dedicado à «Aderência e fixação na construção».
Os artigos que fazem parte deste dossier temático abordam questões distintas no contexto dos sistemas de fixação, tais como: 
- aderência varões lisos/betão, situação corrente em estruturas antigas de betão armado;
- aderência betão/betão, situação de reforço de lajes fungiformes;
- ligações madeira/betão, solução proposta para estruturas novas mistas, assim como para reforço de estruturas existentes de madeira;
- aderência de chapas de aço/betão, situação de reforço de estruturas existentes de betão armado;
- ligação FRP/betão, igualmente situação de reforço de estruturas existentes de betão armado.

Nesta edição, é também possível ler um artigo escrito pelo Professor Eligehausen (uma referência na área dos fastening systems) sobre o tópico da aderência e fixação na construção, com o título “Influence of a bending moment on the concrete cone capacity”.

Saiba como ser assinante desta revista aqui!

06 janeiro 2015

O FIM DA ERA ESPÍRITO SANTO

Autora: MARIA TEIXEIRA ALVES
Editora: ALÊTHEIA

A jornalista Maria Teixeira Alves expõe de forma clara e cativante os acontecimentos que levaram ao fim da mais antiga dinastia de banqueiros do país. A queda dos Espírito Santo foi o maior terramoto financeiro deste século. Com ela, a economia portuguesa voltou a perigar. Recentrando o debate e esclarecendo várias dúvidas que facilmente se perdem na torrente de notícias que temos testemunhado, este livro, resultado de uma investigação profunda, é um retrato do fim do Grupo Espírito Santo, mas também da sociedade portuguesa contemporânea.

Maria Teixeira Alves, jornalista e especialista em banca, empresas e mercados, escreveu este livro não como um retrato exaustivo do que se passou, mas como uma fotografia trabalhada, que teve como ponto de partida os factos públicos, que nos conta da forma como os interpretou. Portanto, a autora afirma que, não devemos ver neste livro "o realismo factual, mas antes uma ficção realista".
A temática não é fácil, o enredo é complexo, mas Maria Teixeira Alves conseguiu, através da simplicidade e do bom humor, dar um toque particularmente aprazível a esta obra.
Assim sendo, estamos perante um livro bastante atual e completo, que resulta de um extraordinário trabalho de investigação, que nos dá a conhecer o desmoronamento de um grupo outrora tão prestigiado, como é o caso do Grupo Espírito Santo.

Pode comprar o livro aqui!

02 janeiro 2015

ATÉ AO FIM DO MUNDO

Autora: MARIA SEMPLE
Editora: TEOREMA

A fama de Bernadette Fox precede-a. No círculo restrito e elitista do design mundial, ela é uma arquiteta revolucionária. Para o marido, um guru da Microsoft, ela é a prodigiosa e atormentada paixão da sua vida. Segundo os vizinhos e conhecidos, ela representa uma afronta e uma ameaça. Mas aos olhos da filha, Bee, ela é, simplesmente, a Mãe. E um dia Bernadette desaparece. Quando todos parecem reagir à sua ausência com diversos graus de alívio, Bee é a única disposta a tudo para a encontrar. Mas a instável e agorafóbica Bernadette não quer ser encontrada e tem meios e inteligência suficientes para se manter incógnita... mesmo que para tal tenha de encetar uma impossível viagem ao fim do mundo. Neste retrato de uma mulher pouco convencional, a autora explora a fragilidade e a inadequação das mentes criativas face à voracidade uniformizadora do mundo moderno. A incómoda Bernadette e a sua família disfuncional são paradigmas das relações humanas do século XXI.

Bee conta a história da mãe, através de e-mails e cartas trocadas entre as personagens que fazem parte desta estória. Bernadette é uma mulher incomum, que se esquiva da sociedade e se isola na sua mansão. Para evitar sair de casa, Bernadette recorre à ajuda da Manjula, uma secretária virtual da Índia (ou pelo menos, assim parece) que, entre outras coisas, a ajuda a preparar uma viagem à Antártida. Assim sendo, além de todo o envolvimento que a estória nos oferece (que vai desde a arquitetura, às novas tecnologias e até ao FBI), este livro ainda traz um bónus, ou seja, fala-nos sobre diversos pormenores a propósito da vida na Antártida.
«Até ao fim do mundo» é um romance suave, que nos vai agarrando a cada página, com uma linguagem direta e simples, adequada a uma leitura de lazer.

Pode comprar o livro aqui!