03 agosto 2015

VENCEDORAS POR OPÇÃO



Autor: JIM COLLINS e MORTEN T. HANSEN
Editora: SMARTBOOK

Este é um verdadeiro clássico de Jim Collins: do contra, baseado em dados e inspirador. Collins e Hansen mostram de forma convincente que, por muito que o mundo de hoje seja pautado pelo caos e incerteza, a excelência é uma opção e não um acaso.

A pergunta de investigação que está na origem deste livro “Porque será que algumas empresas singram num mundo pautado pela incerteza, até pelo caos, e outras não?” é abordada de forma muito consistente. Para isso os autores aplicaram a metodologia da análise histórica e comparativa às empresas estudadas, sem nunca perder do foco o contexto em que estas se inseriam.  
Os autores partiram de uma lista de 20.400 empresas que foram filtrando através de critérios de desempenho apertados, até chegarem aos sete casos de estudos aprofundados. As empresas presentes no livro partilham uma posição inicial vulnerável, e cresceram até se tornarem empresas com um desempenho extraordinário – definidas pelos autores como empresas 10X, ou seja, empresas que tiveram resultados pelo menos 10 vezes superiores ao esperado no setor em que atuam.
A Southern Airlines é um dos casos de estudo, contrariando todas as expectativas ao tornar-se uma das empresas com maior retorno mesmo após os atentados de 11 de Setembro. Estão também incluídas neste estudo empresas como a Microsoft, a Biomet e Intel.
Os autores procuram dar a conhecer os indivíduos por trás das empresas, com particular destaque dado ao modo como estes lideraram e dotaram as empresas de mecanismos diferentes das restantes. 
O que torna este livro muito interessante é a forma como os autores comunicam as suas ideias, sempre contextualizadas em histórias apoiadas em nove anos de pesquisa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário