29 junho 2015

ETIQUETA NO MUNDO EMPRESARIAL

Autora: VERA TÂNGER
Editora: ESTAMPA

Etiqueta é sinónimo de boa educação, respeito pelos outros e abranges conceitos de ética, costumes e tradição. Protocolo é, por sua vez, um conjunto de regras orientadoras que definem a hierarquia, formas de comportamento e de tratamento e ordena,segundo precedências preestabelecidas, atos sociais, políticos e profissionais. Costuma-se dizer que o protocolo é composto por 20% de regras, 50% de boa educação e 30% de bom senso.

Destinado a um público alvo ligado ao mundo empresarial, este livro surge como um manual, devidamente estruturado, de boas práticas de etiqueta que podem ajudar a atingir o sucesso neste segmento tão competitivo.
A autora começa por transmitir noções de marketing pessoal, alicerçadas na linguagem corporal, na postura, na atitude e, muito importante, no valor significativo da primeira impressão. Vera Tânger explica que um candidato com menos qualificações académicas e bem apresentado tem mais possibilidades de ser bem sucedido numa entrevista do que um candidato que apresente características inversas.
Outros aspectos em destaque no livro passam pela sobrevivência no ambiente profissional – pontualidade, assédio, gafes, entre outros – a indumentária recomendada no trabalho, tanto masculina como feminina, assim como a forma como um profissional deve cumprimentar os restantes elementos de uma organização.
A autora complementa esta informação com sugestões para a elaboração de um bom cartão de visita e, ainda, como utilizar eficientemente as ferramentas de comunicação, desde o telemóvel ao CV. Dicas para o comportamento em reunião ou em refeições de negócios são também muito úteis para tirar partido destes momentos.
Escrito de uma forma muito objetiva, e acompanhado de tabelas e figuras, este livro é um bom auxílio para quem quer elevar o desempenho numa carreira no mundo empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário