21 maio 2015

GUIA DOS TESOUROS ARQUITETÓNICOS


Autora: DIANA FERREIRA
Editora: CHIADO EDITORA

Este livro trata a análise de uma herança exímia de exemplares arquitetónicos representativos da criação humana, que acompanham a evolução da arquitetura numa ordem cronológica, assinalada por expoentes de diferentes culturas. Uma publicação para entendidos ou leigos, que pretendam aprofundar ou iniciar conhecimentos, num encontro entre a arte, a história, a cultura e a religião.
Uma viagem no tempo, desde o Egito Antigo até aos nossos dias, que nos proporciona o deleite de alguns dos mais turísticos e belos monumentos mundias,  sobreviventes aos mais duros agentes: o tempo e o Homem.

Tal como explica Diana Ferreira, "a origem da arquitetura e das primeiras urbanizações, deu-se na Mesopotâmia (atual Iraque) e no Egito, onde recursos naturais ideais para a construção, como lama e os juncos abundavam. Segundo o arquiteto alemão Ludwing Mies van der Rohe, esta arte começou quando dois tijolos foram colocados um sobre o outro, num ato auto-consciente de construir com sensibilidade artística. A partir daí as edificações têm refletido o espírito da sua época, a política, a cultura e a economia, ou pelo menos, o seu encomendador ou arquiteto. Tornou-se reflexo das sociedades e do seu tempo, das suas necessidades e preferências, revelando a habilidade do engenho humano e a sua criatividade".
Assim, neste livro são apresentados alguns exemplares representativos da evolução da arquitetura, por ordem cronológica.
Nesse sentido, neste guia poderá encontrar informação sobre a arquitetura dos faraós; a arquitetura grega e as bases da atualidade; a arquitetura do grande império romano; a arquitetura bizantina e o nascer de uma nova religião; o românico e as peregrinações cristãs; as catedrais góticas; o manuelino e os descobrimentos portugueses; o renascimento e o regresso das formas clássicas; a arquitetura muçulmana e o seu exotismo; o barroco e a contra-reforma católica; o rococó e a decoração de interiores; o neoclássico e o racionalismo; o historicismo e o ecletismo; a arquitetura do ferro e a revolução industrial; a arte nova e a natureza; a high-tech e a arquitetura das tubagens e, por fim, o desconstrutivismo e a arquitetura escultórica.
Consideramos, portanto, que este livro será de grande interesse para os estudantes de arquitetura e para o público em geral.

Pode comprar este livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário