04 março 2015

MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO: Da interrogação à descoberta científica

Autores: ELIZABETH REAL DE OLIVEIRA & PEDRO FERREIRA
Editora: VIDA ECONÓMICA

Este livro, dirigido a todos os estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento, mas também a jovens investigadores, pretende guiar o explorador neste caminho, contornando os obstáculos e evitando as armadilhas, através da correta utilização dos métodos e ferramentas de pesquisa científica.
Com uma abordagem pragmática e uma vertente muito prática, este livro permitirá concluir com sucesso um trabalho de pesquisa científica, seja na forma de um trabalho de fim de curso, uma dissertação de mestrado, uma tese de doutoramento ou um artigo científico.
Os métodos e as ferramentas são explicados de forma simples apoiadas pelos recentes softwares e ferramentas de pesquisa, tornando o trabalho de pesquisa um desafio.

Este livro resulta do trabalho de cerca de 15 anos de ensino de disciplinas de metodologia e de orientações de trabalhos de mestrado e doutoramento.
No início do livro são apresentados três testemunhos "que ilustram de forma diferenciada como cada um vivencia a experiência de realização de uma dissertação ou tese". São três estudantes em diferentes fases do seu percurso, o Pedro que já terminou o mestrado e frequenta atualmente o doutoramento; a Cidália, que já terminou a dissertação de mestrado e o Hugo, estudante de mestrado, a realizar a dissertação.
Quanto à estrutura do livro, este "aborda de uma forma sequencial o protocolo de investigação científica, da questão de partida à apresentação de resultados. Adicionalmente o leitor poderá encontrar três guias práticos, que visam ajudar na compreensão de algumas ferramentas que facilitam em muito o processo de investigação, nomeadamente um software de referenciação bibliográfica (o Mendeley), um software para a recolha de dados via questionário (o Google Drive) e um software de tratamento de dados (o SPSS)".
Assim sendo, este livro é uma boa opção para ajudar a tomar algumas decisões quando se está a iniciar ou fazer uma dissertação, tese ou artigo científico.

Pode comprar este livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário