27 março 2015

APRENDER A APRENDER NO PRÉ-ESCOLAR: O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna

Autora: MARIA DA ASSUNÇÃO FOLQUE

"Os que forem profissionais do ofício podem aprender com as interrogações que esta pesquisa coloca às nossas práticas. Aos que forem formadores, convido a que se sintam interpelados no questionamento sempre insistente aos nossos modelos de formação de professores: Podemos formar profissionais de educação alheados das escolas onde realizam as suas práticas? Finalmente, os investigadores, sobretudo aqueles que estão interessados em estudos com carácter interpretativo, podem reverse no trabalho da Assunção Folque como um exemplo de solidez epistemológica, rigor metodológico, relevância e lucidez crítica: um grande contributo para a Pedagogia da Infância e para a epistemologia de investigação naturalista do nosso país". [Teresa Vasconcelos, in Prefácio]

Este livro resulta do trabalho de investigação realizado no âmbito do Doutoramento em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Londres, originalmente escrito em inglês. De acordo com a autora "este trabalho foi elaborado num trânsito entre a língua portuguesa e a língua inglesa, factor que não pode deixar de o marcar. O objecto de estudo - a praxis do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna Portuguesa (MEM) - é um objecto construído em língua portuguesa por pensadores, professores e educadores portugueses. Por outro lado, o contexto académico inglês, com o seu referencial linguístico e de pensamento, ofereceu lentes específicas para olhar o modelo do MEM na prática e os contextos de aprendizagem estudados".
Uma das revelações que podemos encontrar neste livro é "como é urgente e possível perspetivarmos o potencial das crianças mais novas para se assumirem como cidadãs e a necessidade de concebermos a educação de infância como o primeiro locus da construção da cidadania".
Esta segunda edição da obra é, pois, uma referência para todos os professores, formadores e investigadores desta área.

Pode comprar este livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário