06 fevereiro 2015

A HORA DAS SOMBRAS

Autor: JOHAN THEORIN
Editora: PORTO EDITORA

Numa manhã de setembro de 1972, na remota ilha de Öland, na Suécia, o pequeno Jens aventura-se na densa névoa, movido pelo desejo de explorar o mundo para além do jardim dos seus avós maternos; não regressaria mais a casa. Depois de vasculhada toda a ilha, a Polícia convence-se de que o menino terá caído ao mar e morrido afogado.
Vinte anos mais tarde, a mãe, Julia, recebe uma chamada inesperada do pai, um reformado mestre de embarcações, a residir ainda em Öland, dizendo-lhe ter recebido nessa mesma manhã uma encomenda anónima com uma das sandálias que Jens calçava naquele dia fatídico.
À luz de novas provas, é forçoso que Julia regresse à ilha para encetar novas investigações. Apesar de contrariada, acaba por aceitar o regresso à terra onde cresceu e, depressa, pai e filha se verão enleados num puzzle que os retém presos ao passado. Pela primeira vez, Julia ouve falar de um personagem mítico de Öland, um tal Nils Kant, que em tempos fora o homem mais temido. Mas há muito que Nils está morto e enterrado. Antes mesmo do desaparecimento de Jens. Não obstante, há gente que afirma tê-lo visto deambular pela charneca ao cair da noite…

Gerlof, o avô, e Julia, a mãe, ainda sentem culpa por não terem estado em casa no dia em que o pequeno Jens decidiu avançar o muro. Ao longo do livro, o passado de Nils Kant assume uma posição forte neste enredo e Nils surge como o principal suspeito do desaparecimento de Jens, apesar de supostamente ter morrido antes do pequeno desaparecer. Aliás, apesar de tudo indicar que Jens também morreu, ficamos sempre com a sensação (e a esperança) de que talvez não tenha sido isso que aconteceu. Mas claro, só no final é que descobrimos a verdade. E o final é surpreendente.
De facto, Johan Theorin consegue transportar o leitor para a estória e leva-nos a viver as angústias desta mãe e deste avô, que teimam e não desistir de saber o que aconteceu a Jens há vinte anos.
Como a estória se desenrola numa época de frio, é também um livro perfeito para lermos nesta altura do ano.

Pode comprar o livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário