29 janeiro 2015

TREINAR O TREINADOR

Autores: NUNO GUIA & DUARTE ARAÚJO
Editora: PRIME BOOKS

Existem inúmeras metodologias para o treino dos jogadores e das equipas, mas são escassos os métodos de treino que se destinam ao treinador. Aquele que é apresentado neste livro centra-se nos cenários de tomada de decisão, que resultam de entrevistas efetuadas a treinadores portugueses de alto nível, que apresentaram situações competitivas com que se depararam no decurso da sua atividade. Este relato e resolução de casos práticos reais (nove, ao todo), a que a maior parte das pessoas não tem acesso, é apresentado de modo a que os treinadores de futebol possam aprender e treinar a a tomada de decisão.

Tal como refere Francisco Silveira Ramos, ex-presidente da Associação Portuguesa de Treinadores de Futebol, "este livro coloca-se, no atual estado de conhecimento e conceção do treino, como um contributo marcante porque assume com clareza as tendências atuais de valorização equilibrada das diferentes variáveis no rendimento desportivo. Evidencia que o treinador tem um papel decisivo no reconhecimento do adequado peso de todas elas e da sua sistémica conjugação, como base fundamental da sua intervenção.". 
Posto isto, estamos perante um livro que se divide em 10 partes essenciais:
- o futebol, o contexto e o treinador;
- as necessidades decisionais dos treinadores;
- a tomada de decisão;
- métodos de treino da tomada de decisão;
- método de treino das habilidades decisionais;
- aplicar o treino das habilidade decisionais;
- os cenários de tomada de decisão e as ferramentas para os explorar: uma proposta de quatro sessões; 
- prática em cenários de tomada de decisão para o treinador de futebol;
- avaliação da tomada de decisão do treinador.
De realçar que, o método de Gary Klein do Treino das Habilidades Decisionais, que serve de base para este livro, "nunca foi aplicado, testado e avaliado com treinadores de futebol. Esta abordagem foi originalmente desenvolvida com o objetivo de treinar os líderes de equipas de corporação, os US Marines (...). Mas desta vez será demonstrada a forma como se pode aplicar ao treinador de futebol". Isto torna, obviamente, esta obra ainda mais interessante e inovadora. Sendo o objetivo do livro "treinar o treinador de futebol". E para tal, os autores entrevistaram alguns treinadores de referência como: Carlos Carvalhal, Daúto Faquirá, Domingos Paciência, José Couceiro, Jorge Jesus, Manuel Cajuda, Paulo Bento, Rui Dias e Ulisses Morais.
Em suma, estamos perante uma obra de referência para todos aqueles que desejam ser treinadores de futebol.

Pode comprar o livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário