06 janeiro 2015

O FIM DA ERA ESPÍRITO SANTO

Autora: MARIA TEIXEIRA ALVES
Editora: ALÊTHEIA

A jornalista Maria Teixeira Alves expõe de forma clara e cativante os acontecimentos que levaram ao fim da mais antiga dinastia de banqueiros do país. A queda dos Espírito Santo foi o maior terramoto financeiro deste século. Com ela, a economia portuguesa voltou a perigar. Recentrando o debate e esclarecendo várias dúvidas que facilmente se perdem na torrente de notícias que temos testemunhado, este livro, resultado de uma investigação profunda, é um retrato do fim do Grupo Espírito Santo, mas também da sociedade portuguesa contemporânea.

Maria Teixeira Alves, jornalista e especialista em banca, empresas e mercados, escreveu este livro não como um retrato exaustivo do que se passou, mas como uma fotografia trabalhada, que teve como ponto de partida os factos públicos, que nos conta da forma como os interpretou. Portanto, a autora afirma que, não devemos ver neste livro "o realismo factual, mas antes uma ficção realista".
A temática não é fácil, o enredo é complexo, mas Maria Teixeira Alves conseguiu, através da simplicidade e do bom humor, dar um toque particularmente aprazível a esta obra.
Assim sendo, estamos perante um livro bastante atual e completo, que resulta de um extraordinário trabalho de investigação, que nos dá a conhecer o desmoronamento de um grupo outrora tão prestigiado, como é o caso do Grupo Espírito Santo.

Pode comprar o livro aqui!

Um comentário: