16 janeiro 2015

NÚMEROS

Autor: JOSÉ CARLOS SANTOS

O estudo das propriedades dos números e das operações aritméticas forma uma parte considerável da Matemática ensinada no Ensino Básico e no Ensino Secundário. Este livro aborda esse estudo de uma forma sistemática, começando nos números naturais, passando pelos números inteiros, racionais e reais e terminando nos números complexos.

Tal como explica o autor, "espera-se alguma maturidade matemática por parte do leitor, pois parte-se do princípio de que este percebe o que é uma demonstração, que distinga uma definição de um enunciado e que saiba trabalhar com quantificadores, por exemplo".
Posto isto, realçamos a importância deste livro, uma vez que, "há um hiato considerável entre a Matemática que se ensina num curso superior e aquela que é leccionada no Ensino Básico e Secundário. Um das facetas desse hiato manifesta-se no facto de haver tópicos que são abordados no ensino pré-universitário mas não nas cadeiras de Matemática de uma licenciatura." Exemplos disso são alguns tópicos abordados neste livro, como: trabalhar com números expressos em bases além da base 10; relação entre um número real ser ou não racional e a sua representação decimal; como demonstrar que certos números são irracionais; divisão de polinómios e regra de Ruffini; uso de números complexos em Geometria. Assim sendo, "este livro tenta colmatar estas lacunas no que se refere a números". Aliás, sempre que possível, José Carlos Santos teve o cuidado de apresentar um contextos histórico no qual surgiram os assuntos matemáticos nele abordados.
Calculamos, portanto, que este livro seja útil para os estudantes que necessitem de ajuda neste âmbito.

Podem comprar o livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário