17 janeiro 2015

MANUAL DE ESTRATÉGIA - Conceitos, prática e roteiro

Autores: JOSÉ CRESPO DE CARVALHO & JOSÉ CRUZ FILIPE
Editora: SÍLABO

Com clareza e simplicidade de linguagem, esta obra arruma Escolas do Pensamento Estratégico, aborda as influências das várias áreas e disciplinas no desenvolvimento da estratégia, percorre, de A a Z, o raciocínio estratégico e o que deve ser uma boa prática estratégica – análise, formulação e gestão estratégica – e engloba ainda um roteiro para orientar o leitor no seu dia-a-dia estratégico.
É dirigido a um vasto conjunto de públicos, desde alunos do 1.º, 2.º ou 3.º ciclos do ensino superior que pretendam um condensado sério sobre estratégia até profissionais ou meros curiosos que nele procurem a orien­tação para os conceitos e as práticas estratégicas mais usuais. Um instrumento único, imprescindível em qualquer biblioteca.

Este livro divide-se em três partes essenciais: primeira parte - conceitos e fundamentos; segunda parte - gestão estratégica; terceira parte - um roteiro para a gestão estratégica.
Ou seja, na primeira parte os autores abordam a natureza do problema estratégico; as origens e as escolas do pensamento estratégico; a estratégia e valor e, ainda, o processo de gestão estratégica. Na segunda parte, os autores escrevem sobre definir uma visão estratégica; a análise estratégica: o referencial genérico; a análise estratégica em ação: análise do meio envolvente; a análise estratégica em ação: análise da empresa; formulação da estratégia: que caminho queremos seguir / estratégias competitivas / estratégias corporativas / estratégias funcionais; a implementação da estratégia; o controlo estratégico. Já na terceira e última parte, os autores fazem um roteiro para a gestão estratégica, baseado nos capítulos anteriores, que é "em simultâneo, uma síntese coerente e um guia prático da gestão estratégica".
Por todos os pontos que mencionamos, concluímos que esta obra é extremamente valiosa para consulta, particularmente para os estudantes do ensino superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário