31 julho 2014

O LIVRO DAS PERGUNTAS DO ALTA DEFINIÇÃO

Autor: DANIEL OLIVEIRA

Pense bem. Responda. E revele o que dizem os seus olhos.
«A pergunta certa é geralmente mais importante do que a resposta certa à pergunta errada».  
E quais são as suas perguntas certas?
Todos nós – por instinto de sobrevivência, por amor, por vergonha ou por orgulho – nos codificamos ao longo da vida, construindo uma zona de conforto que nos permite ser o que os outros esperam de nós em diferentes circunstâncias da vida comum. Só nós sabemos o que somos e quais as perguntas e respostas da nossa vida. 
Esta é uma oportunidade de estar em «Alta Definição» e de se colocar no papel de quem responde, mostrando a si e aos seus o que afinal dizem os seus olhos.

Segundo o autor, as muitas vidas com as quais se deparou no programa «Alta Definição» deram-lhe um olhar sobre os outros que o "obrigou a refletir sobre o modo como trazer ao de cima o melhor de cada um, a sua essência". Por isso mesmo, se alguma vez pensou que gostava que o Daniel Oliveira lhe fizesse uma entrevista, esta é uma excelente oportunidade para tornar esse pensamento em realidade.
Com efeito, Daniel Oliveira acredita que muitas das perguntas criadas para o programa da SIC "são as perguntas certas para muita gente. Muitos espectadores dão por si a encontrar respostas ou a refletir sobre assuntos que nunca tinham sido abordados daquela maneira".
E claro, como não poderia deixar de ser, a entrevista começa com:
- O meu nome é...
- Tenho...
- E estou como sou no Alta Definição.
Depois de mais de 200 perguntas, a última também é óbvia, mas deixamos para si a resposta.

Pode comprar o livro aqui!

29 julho 2014

TECNOHOSPITAL [63]

Revista: TECNOHOSPITAL
Número: 63

A edição nº 63 da revista «TecnoHospital» tem como foco central as diversas temáticas subjacentes à gestão de gases medicinais. Com efeito, estes mesmos gases, que se vêm utilizando nos hospitais portugueses há várias dezenas de anos, tornaram-se preponderantes na realização de muitas ações de diagnóstico e tratamento de diversas patologias, que vão desde o suporte respiratório até à utilização como agentes anestésicos, sendo também aplicados no funcionamento e calibração de equipamentos médicos.
O decreto-lei nº 176/2006, de 30 de agosto, conhecido como o Estatuto do Medicamento, veio consagrar o regime aplicável aos gases medicinais. O enquadramento jurídico dos gases medicinais relativamente ao acondicionamento, rotulagem, folheto informativo, direção técnica, transporte, distribuição, comercialização, fornecimento e entrega domiciliária dos mesmos foi definido através da publicação da deliberação nº 056/CD/2008, da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP – Infarmed.
Nesta edição da «TecnoHospital» aborda-se esta temática através dos artigos de: João Infante - ‘Sistemas de distribuição de gases medicinais: engenharia hospitalar - velhos trilhos, novos rumos’; Cátia Caneiras - ‘Gestão de gases medicinais: uma visão integrada’; Jacinto Nepomuceno Paixão - ‘Rede de gases medicinais’, e ainda, Serra de Matos - ‘Legislação dos sistemas de gases medicinais e vácuo e exaustão de gases anestésicos’.

Saiba como ser assinante da revista aqui!

28 julho 2014

A PUBLICIDADE SEGUNDO O MEU TIO OLAVO

Autor: EDSON ATHAYDE
Editora: CHIADO EDITORA

Um descontraído manual de como se faz e se vive a publicidade, escrito por um criativo que escolheu Portugal e foi reconhecido pelo mundo.
Esta edição 2.0 precisa de ser lida por antigos e novos, decanos e jovens, portugueses, brasileiros, angolanos, moçambicanos e quem mais quiser perceber de boa publicidade feita em português.

Um best seller reeditado este ano, com novos textos e novos temas.
Uma das coisas admiráveis neste livro é o facto de não se destinar apenas a quem trabalha em publicidade. Este livro é muito mais do que isso, é perfeito para quem é cliente de uma agência de publicidade, mas também para o consumidor. Ou seja, para todos. Porque todos temos a aprender com este livro, sejamos marketeers, clientes ou consumidores.
A primeira parte do livro foca-se na vida do autor e na definição de publicidade. Depois, Edson Athayde explora, de forma clara e transparente, o trabalho das agências de publicidade: o que são, como funcionam, a relação entre os clientes e as agências. Fala também sobre os marketeers e sobre o marketing político, onde, entre outros, ficamos a saber como começou a relação de Edson Athayde com José Sócrates e António Guterres. Tudo isto, de forma simples, divertida e criativa. E claro, com os ensinamentos do querido Tio Olavo, que tornam o livro ainda mais rico.
No final, o autor lembra algumas das campanhas mais marcantes que produziu em Portugal: o spot "Laranja", o spot do Pedro Lamy para a Galp, os spots "Ogilvy e Krypton para MTV", "In Love MTV Aids Campaign", "Ministério da Saúde Bebé Master", "MTV Shot Aids", "WWF Fósforos", "Master Alzheimer Pastas Abraz". E claro, uma das publicidades que marcou uma geração: o «Tou Xim».

Pode comprar o livro aqui!

25 julho 2014

CAMINHAR PELO PORTO

Autor: GERMANO SILVA
Editora: PORTO EDITORA

Este livro é, simultaneamente, um repositório de histórias do Porto e um guia para quem pretende conhecer o Porto dessas histórias.
Com ele, parta à descoberta de um Porto diferente. De um Porto monumental, mas também da cidade das escadinhas, da aragem que sobe do Douro, dos recantos típicos que se precipitam nas encostas sobre o rio.
E sobretudo descubra o Porto de quem o habitou e habita, do portuense de todos os tempos, da sua longa caminhada de milénios e do afã que sempre o motivou na construção da sua cidade.
Caminhe pelo Porto, atravessando a sua história, na companhia de quem melhor o conhece.

Há sete pontos essenciais a visitar, de acordo com este guia. Comece pelos Clérigos, da Praça da Liberdade a São Bento, um passeio de cerca de dois quilómetros, que demora cerca de duas horas. Depois, percorra o Morro da Sé, em cerca de 45 minutos, da Batalha à Ribeira, "um pedaço do Porto que será um testemunho vivo e eloquente da vida de um povo". Segue-se a Marginal, numa extensão de 4,5 quilómetros, do Infante ao Passeio Alegre. Posto isto, descubra a Foz Velha, em pouco mais de uma hora, vá do Passeio Alegre à Praça do Ourigo, "este não é um passeio como outro qualquer (...) intentamos com ele uma viagem em retrospetiva a um passado de festas e romarias". Mude o rumo, e conheça as Fontaínhas, desde Santa Clara ao Prado do Repouso, serão mais de duas horas para apreciar "um dos mais curiosos bairros da cidade oriental - o Bonfim". Ainda pelo Porto Oriental, vá de Soares dos Reis ao Bolhão, e entre na baixa do Porto. Há ainda um último ponto de destaque neste guia: o Palácio de Cristal, num percurso de Carlos Alberto à Igreja de Cedofeita, que lhe dará a conhecer "uma cidade industrializada, mas que não se apartou ainda de antigas tradições e de ruínas floridas".
Um guia com excelente bom gosto, ao qual nem os portuenses vão conseguir resistir.

Pode comprar o livro aqui!

17 julho 2014

500 FRASES QUE MUDARAM A NOSSA HISTÓRIA


Autor: JOÃO FERREIRA

Da Antiguidade até aos nossos dias. De autores dos quatro cantos da Terra. De políticos a artistas, humoristas, escritores, ativistas, filósofos antigos e modernos, reis e rainhas. Aqui encontra 500 frases fundamentais que mudaram, de alguma forma, a nossa História de Portugal e do Mundo. João Ferreira, autor dos bestsellers Histórias Rocambolescas da História de Portugal e Histórias Bizarras de um Mundo Absurdo, percorreu livros, arquivos nacionais e internacionais para nos trazer este grande livro de citações, cada uma delas contextualizada na época e na sua autoria. Sim, porque há frases que estamos habituados a atribuir a determinada pessoa que nunca a proferiu.

João Ferreira resolveu alguns problemas associados a citações ao escrever este livro: “atribuição da mesma frase a diferentes autores; dúvidas sobre as datas em que foram ditas ou escritas; as obras onde tinham sido publicadas; ou mesmo se alguma vez tinham sido ditas por quem era”.
Com esta obra, viaje pela história e conheça a origem de várias frases emblemáticas, algumas das quais usamos no nosso dia a dia.
As 500 frases deste livro estão divididas por vários temas, nomeadamente: a existência e os sentimentos, o amor e o ódio, a vida e a morte, a guerra e a paz, o dinheiro, o trabalho e a preguiça, a política, a liberdade, a esperança, a inveja, a mentira, o bem e o mal, as artes, o espetáculo, a ciência, a literatura, o desporto, a moda e, ainda, o humor.
Um livro perfeito para se ler sem perder o fio à meada. 

Mais detalhes sobre o livro aqui!