28 dezembro 2014

NA MONTANHA DE HITLER

Autora: IRMGARD A. HUNT
Editora: BIZÂNCIO

Tendo crescido nas imponentes montanhas de Berchtesgaden, a poucos passos de distância do retiro alpino de Hitler, Irmgard Hunt teve uma infância aparentemente feliz e simples. Nas suas memórias poderosas, esclarecedoras e por vezes assustadoras, relata uma infância vivida sob um dirigente diabólico mas persuasivo. Este não é um livro apenas de memórias, é o retrato de uma nação que perdeu a sua bússola moral. É a história perturbadora de uma família e de uma comunidade num período histórico e numa localização que, embora se estejam a tornar rapidamente remotos para nós, assumem, mais do que nunca, uma enorme relevância para a nossa época.

A autora explica que sentiu necessidade de escrever este livro porque acredita que muitos dos factores da vida quotidiana nazi e o sentimento do povo alemão em relação ao nazismo se perderam para sempre na transição de gerações. Este livro, mais do que registar a infância de Irmgard A. Hunt durante o nazismo, faz um retrato da sociedade alemã dessa época, com muitos pormenores observados pela autora, assim como, ajuda a perceber que mudanças ocorreram na sociedade alemã desde o pré ao pós-nazismo.
O que este livro nos oferece, em complemento a todas as obras que vão surgindo sobre a doutrina nazi e a Segunda Guerra Mundial, é a perspectiva das famílias alemãs “que se consideravam morais, honradas e trabalhadoras e cujos adultos esperavam viver vidas decentes e respeitáveis”. Os mesmos que mais quiseram “esquecer o passado quando os anos do nazismo terminaram e quem preferiu não recordar a sua participação no Terceiro Reich”.

Irmgard A. Hunt, emigrada nos Estados Unidos desde 1958, conta neste livro a sua vida, e da família no vale de Berchtesgaden, muito perto de Obersalzberg, onde Hitler decidiu instalar o seu quartel-general. Esta noção de proximidade é responsável pelos momentos mais intensos durante a leitura, não se podendo ficar indiferente ao episódio em que a “pequena” Irmgard A. Hunt conhece Adolf Hitler, e este a senta no colo para uma fotografia.

Pode comprar o livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário