17 dezembro 2014

GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES - Uma abordagem integrada e prospetiva

Autores: LUÍSA CAGICA CARVALHO, MARIA DO ROSÁRIO MATOS BERNARDO, IVO DIAS DE SOUSA & MÁRIO CARRILHO NEGAS
Editora: SÍLABO

Este livro apresenta uma panorâmica global do que é a gestão e do que fazem os seus atores. Tendo em atenção os conhecimentos atualmente lecionados nas mais importantes escolas de gestão nacionais e internacionais, recorre a uma visão abrangente e introdutória das teorias e práticas da gestão. Particular ênfase é colocada nas áreas mais importantes da gestão, como, por exemplo, a estratégia e a liderança, mas também o empreendedorismo, a globalização e a responsabilidade social.

No prefácio aos estudantes os autores dizem: "Se frequenta um curso de gestão, ou de economia, este livro foi escrito para si. Esta obra pretende cobrir, de uma introdutória, grande parte dos assuntos gerais sobre gestão. Se frequentar um outro qualquer curso onde seja necessário adquirir conhecimentos introdutórios de gestão, este livro também é indicado para si". 
Aos (colegas) professores, os autores deixam a seguinte mensagem: "O livro foi estruturado para servir de suporte principalmente aos cursos superiores nas áreas da gestão e da economia, ou noutras licenciaturas onde a gestão seja abordada de forma introdutória".
Fica portanto claro qual é o público-alvo desta obra, que está dividida em seis partes temáticas "dedicadas a temas da gestão de acordo com as abordagens inclusas em cada capítulo". Essas seis partes temáticas são:
- Enquadramento geral - a gestão e os seus atores (aqui são abordadas questões como os desafios à gestão moderna, a relação entre a gestão e o gestor e a evolução e perspetivas de gestão):
- Planeamento (nesta parte são abordadas diversas questões essenciais à gestão relacionadas com o planeamento: missão e objetivos, planeamento e gestão estratégica; marketing e tomada de decisão);
- Organização (esta parte trata questões como; a estrutura organizacional; coordenação, poder e delegação; gestão de recursos humanos; mudança/gestão da mudança, criatividade e inovação);
- Liderança (esta parte apresenta questões ligadas à liderança como: estilos de liderança; características do líder; comunicação; motivação/satisfação; equipas, trabalho em equipa e tipos de grupos e gestão da mudança);
- Controle de gestão e sistemas de informação para a gestão (as áreas apresentadas são: o controlo da gestão; qualidade; as operações e os sistemas de informação para gestão);
- Gestão global e ética empresarial (aqui são apresentadas diversas questões com uma importância crescente: a gestão global; o empreendedorismo; a gestão ética e socialmente responsável).
Por tudo isto, se quer saber mais sobre a gestão das organizações este é um livro que definitivamente deve ler.

Saiba mais sobre este livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário