04 dezembro 2014

EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIO NO SETOR AGRÍCOLA

Autores: ORLANDO LIMA RUA & JULIANA SANTOS PINTO
Editora: VIDA ECONÓMICA

O setor agrícola e agro-industrial representa, hoje, um vasto universo de oportunidades para Portugal e muitos portugueses.
Não se trata de um “regresso ao passado”, no sentido do regresso ao campo e à vida difícil que normalmente lhe está associada, mas, antes, do aproveitamento do potencial que o setor apresenta, seja pela via da substituição de importações, seja pela via da exportação.
Esta obra constitui um apoio adicional para todos os que pretendam lançar-se na atividade de criação de riqueza e emprego em Portugal, não apenas os que queiram ser empresários do subsetor hortícola, mas todos os que entendam ser o setor agrícola e agro-industrial, como um todo, um campo de oportunidades.

Tal como explica José Fernando Figueiredo no prefácio deste livro, "partindo de uma descrição das condicionantes da envolvente e de uma caracterização do setor, com estatísticas e informação relevante, e descrevendo várias noções de agricultura e tipologias de produção, os autores passam em seguida à análise de diferentes noções de empreendedorismo e da atitude nova a ter para gerar inovação e criar valor de forma distintiva".
Posto isto, é possível ler sobre as diferentes fases da criação de uma empresa e sobre a elaboração de um plano de negócios, onde entram as análises de mercado, de estratégia, SWOT e, ainda, a estratégia de marketing.
Além disso, é apresentado um estudo de viabilidade económica e financeira, a uma empresa imaginária, que ajuda a perceber, efetivamente, como o ramo funciona.

Pode comprar este livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário