19 dezembro 2014

A ARTE NO OCIDENTE

Autores: ANA LÍDIA PINTO; FERNANDA MEIRELES & MANUELA CERNADAS CAMBOTAS
Editora: PORTO EDITORA

A Arte no Ocidente apresenta a arte do mundo ocidental nas suas principais etapas evolutivas, desde a Antiguidade Clássica até à atualidade. Aflora, também, a vertente portuguesa possibilitando um entendimento integrado e comparado da arte nacional.
Obra abrangente, já que abarca mais de vinte e cinco séculos de evolução artística, é também específica pois analisa as principais etapas da História da Arquitetura, da Pintura e da Escultura, integrando-as nos seus respetivos contextos históricos e culturais e descrevendo, classificando e interpretando estilos, movimentos, correntes, autores e obras, muitas delas com análises individuais mais aprofundadas.

Segundo as autoras "resultado atual de vários estudos e pesquisas, efetuados ao longo de quase três décadas de lecionação e de elaboração e produção de materiais didáticos para a disciplina de História da Arte e afins, esta obra integra, também, as nossas reflexões pessoais sobre as matérias que a esta área concernem e que aqui partilhamos com o leitor".
Com efeito, este livro é bastante abrangente, uma vez que aborda a arte grega; a arte romana; as artes medievais dos séculos V-XII; a arte gótica; as artes do Renascimento e do Maneirismo; a(s) arte(s) barroca(s); as artes rococó e neoclássica; a arte do século XIX; as grandes ruturas e, claro, as artes na atualidade.
É, indubitavelmente, um documento precioso, tanto pelo excelente conteúdo, como pela forma como foi materializado.
Os estudantes de Belas Artes e os amantes das artes em geral devem ler este livro.

Pode comprar este livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário