11 novembro 2014

O CAPITAL NO SÉCULO XXI

Autor: THOMAS PIKETTY
Editora: TEMAS E DEBATES

Quais são as grandes dinâmicas que regem a acumulação e a distribuição de capital? As questões sobre a evolução da desigualdade a longo prazo, a concentração da riqueza e as perspetivas de crescimento económico estão no cerne da economia política. Mas é difícil obter respostas satisfatórias devido à falta de dados corretos e de teorias claras. Em O Capital no Século XXI, Thomas Piketty analisa um conjunto exclusivo de dados de vinte países, que percorrem mais de três séculos, para discernir os padrões socioeconómicos fundamentais. As suas descobertas transformarão o debate e as prioridades da reflexão sobre riqueza e desigualdade das próximas gerações.

Originalmente publicado em 2013, «O Capital no século XXI», é definido por Paul Krugman  como “o mais importante livro do ano – e talvez desta década”, e os argumentos para esta afirmação são facilmente comprovados assim que começamos a ler o livro.
Apoiado numa investigação de quinze anos, Thomas Piketty defende que a desigualdade não é um acidente mas um fator incontornável do capitalismo, sendo que apenas pode ser minorada através da intervenção do Estado. A tese de Piketty é sustentada numa fórmula que relaciona a taxa de retorno de capital com a taxa de crescimento económico, que engloba os lucros, os dividendos, os juros e as rendas, entre outras dimensões do capital. 
Na base do discurso do autor está a noção de que os estudos dedicados à desigualdade, estão limitados pela “relativamente escassa quantidade de factos solidamente estabelecidos, e em muita especulação puramente teórica”. Por isso mesmo é importante ler com atenção a análise crítica que Thomas Piketty fez relativamente à teoria de Thomas Malthus, ao princípio da escassez de Ricardo e ao princípio da acumulação infinita de Karl Marx.
O livro divide-se em quatro partes: Rendimento e Capital; Dinâmica da Relação Capital / Rendimento; A estrutura das Desigualdades; Regular o Capital no Século XXI. 

Pode comprar o livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário