06 outubro 2014

PERCURSOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE DO PORTO

Coordenação: PEDRO TEIXEIRA

Pedro Teixeira reúne neste livro um amplo conjunto de textos em torno da relevância da internacionalização na U.Porto. O tema é articulado num leque de perspetivas no qual se cruzam a origem e a história da internacionalização da U.Porto, a contextualização europeia e internacional e as estratégias institucionais que modelaram a sua concretização. Nesta obra plural é ainda avaliado o impacto da internacionalização, nomeadamente nas atividades de ensino e investigação, dando atenção às diferenças que o processo assume nas diversas áreas disciplinares. Da sua leitura ressalta uma visão de longo prazo da internacionalização da U.Porto.

Atualmente é fácil associar as palavras 'internacionalização' e 'Universidade do Porto', contudo, nem sempre foi assim. Este livro traz uma perspetiva talvez desconhecida por muitos jovens que hoje se encontram rodeados de colegas estrangeiros. 
Segundo Pedro Teixeira, "embora possamos dizer que o ensino superior teve sempre uma dimensão internacional, este fortalecimento recente é significativo e marca uma diferença com o passado mais recente". Este passado, corresponde a um período de forte envolvimento do Estado nas instituições de ensino superior, que por vários motivos levaram "a generalidade das universidades europeias a tornarem-se um instrumento importante da estrutura do Estado, direcionando a sua atividade, os seus interesses e as suas preocupações para o espaço nacional".
Foi já nas últimas décadas que se começou a assistir a uma alteração significativa desta situação, passando a existir um estímulo à internacionalização. Pedro Teixeira refere que "no caso português, este processo tem algumas especificidades, refletindo os percursos históricos do país e do sistema de ensino superior". 
Assim sendo, neste livro está patente a relevância da internacionalização para a Universidade do Porto ao longo dos 100 anos desta instituição, onde, embora se dê particular atenção aos desenvolvimentos das últimas décadas, se adotou "uma visão de longo prazo, de modo a melhor compreender o caminho percorrido e as realidades e preocupações presentes acerca da internacionalização".
Por tudo isto, esta é uma obra valiosa, para todos os interessados na evolução do ensino superior em Portugal, na região Norte e, concretamente, na cidade do Porto.

Os autores deste livro são: Alberto Amaral (A3ES e CIPES); Amélia Veiga (A3ES e CIPES); António M. Magalhães (FPCEUP e CIPES); Aurora Teixeira (FEP, CEF.UP e OBGEFE); Francisco Miguel Araújo (CITCEM-FLUP); Guy Neave (CIPES); Lúcia Almeida Matos (FBAUP e IHA - FCSH - U. Nova de Lisboa); Luís Alberto Marques Alves (FLUP e CITCEM-FLUP); Maria João Rosa (DEGEI - U. Aveiro e CIPES); Pedro N. Teixeira (FEP e CIPES); Sebastião Feyo de Azevedo (FEUP).

Pode comprar o livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário