27 outubro 2014

FELIPE & LETIZIA - A conquista do trono

Autor: JOSÉ APEZARENA

Uma «monarquia renovada, para um tempo novo» foi esta a promessa feita por Felipe de Borbón, no dia 19 de junho de 2014, ao ser coroado Felipe VI de Espanha, sucedendo ao seu pai Juan Carlos. Ao seu lado, como sempre, estava Letizia Ortiz, a nova rainha de Espanha. A mulher com quem escolheu casar há dez anos, desafiando tudo e todos. Começava a 22 de maio de 2004, data do matrimónio, a longa caminhada de Felipe e Letizia na conquista do trono espanhol. Muita coisa aconteceu ao longo destes dez anos. Episódios felizes, como o nascimento das suas duas filhas, Leonor e Sofía, outros mais polémicos que vieram demostrar a união deste casal e o seu total compromisso para com Espanha e os espanhóis. Letizia Ortiz, uma plebeia e ex-jornalista, esteve sempre no centro das atenções, viu os seus comportamentos, gestos e escolhas de vestuário serem analisados ao pormenor e, por vezes, violentamente, criticados. Juan Carlos, pai de Felipe e antigo rei esteve no centro de algumas polémicas e viu o seu estado de saúde comentado nos jornais. Mas o caso que abalou os alicerces da monarquia espanhola e promete marcar este início de reinado é, sem dúvida, o caso Urdangarin, que atinge a irmã Cristina e o cunhado do novo rei. A tudo isto, Filipe VI promete responder com a imagem de marca deste casal: rigor, empenho e honestidade. Nesta obra atual e recheada de pormenores inéditos, o jornalista José Apezarena, especialista em assuntos da casa real espanhola, analisa a vida de Felipe e Letizia desde que se conheceram até ao momento em que se tornaram soberanos de Espanha. Os desafios que enfrentaram, os obstáculos que ultrapassaram em dez anos intensos entre o amor, as dificuldades e o dever. Os reis de Espanha do século xxi têm uma tarefa complicada pela frente. Mas Felipe e Letizia prepararam-se para ela durante a última década. Agora, chegou o seu momento.

Nesta obra ficamos a conhecer intimamente a vida de Felipe e Letizia. No caso de Felipe, não apenas a vida após o casamento como também factos sobre o crescimento, a educação e a vida privada. Factos estes, obviamente ligados à monarquia e à preparação de um jovem para futuro rei.
É portanto uma obra que vai além do que habitualmente conhecemos através das revistas. Neste livro, ficamos a conhecer o que realmente importa sobre aqueles que atualmente são os reis de Espanha. E o caminho não é fácil.
Além das personagens principais, o livro também aborda a vida de Juan Carlos e Sofía, e das infantas, Leonor e Sofía. 
Com efeito, tal como diz José Apezarena, "este livro tenta relatar e resumir o que aconteceu na vida de Felipe e de Letizia desde o dia 22 de maio de 2004, há dez anos, quando contraíram matrimónio na catedral de La Almudena, até à sua chegada ao trono como novos reis de Espanha. Pretende ser, de certa maneira, uma crónica dos anos que viveram, das mudanças que eles próprios sofreram, e como chegaram até aqui. Qual foi e é o seu trabalho para merecer o trono e o que têm de fazer para o ocupar a partir de agora com dignidade e ao serviço dos espanhóis".
Uma obra bastante interessante, particularmente por abordar o percurso de preparação de duas pessoas distintas para cargos tão nobres como o de rei e de rainha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário