01 setembro 2014

SALADAS DE TODO O ANO

Autora: EDITE VIEIRA PHILIPS

"As saladas são o arco-íris da nossa mesa, uma festa para a saúde, os olhos e o paladar", como nos afirma a autora. O primeiro capítulo é reservado aos elementos dietéticos dos ingredientes - das vitaminas aos sais minerais, com recomendações directas sobre os seus efeitos na saúde. As receitas recorrem com sabedoria às ervas aromáticas a que se seguem as salsas, os temperos e molhos e as guarnições que para além do efeito decorativo, enriquecem as potencialidades gastronómicas das saladas.

Edite Vieira Philips inicia o livro lembrando que é importante aproveitar os produtos que a natureza nos dá, remetendo os leitores para as sugestões apresentadas neste livro "na esperança de que, entre nós, as saladas sejam promovidas da sua actual posição de cabo-raso para a de general - escalão opulento que amplamente merecem".
Mas antes das sugestões propriamente ditas, a autora recorda alguns elementos dietéticos de certos ingredientes, como por exemplo, dos agriões, da alface, das azeitonas, da beterraba, da cenoura, dos cogumelos, do feijão, do limão, da maçã, da melancia, do pimento e da salsa. Edite Vieira Philips assinala também os usos medicinais destes ingredientes.
As receitas são fáceis de seguir e nós, no Cita-Livros, já experimentamos algumas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário