15 setembro 2014

O OLHAR DO FOTÓGRAFO

Autor: MICHAEL FREEMAN
Editora: DINALIVRO

Quer queiramos quer não, fotografar já não é o que era. De facto, a fotografia digital revolucionou por completo todo o processo de composição e de tratamento da imagem, que pode agora ser recriada, corrigida ou até simplesmente ignorada assim que acabamos de premir o obturador. Ciente das potencialidades infinitas actualmente ao alcance de profissionais e de amadores, Michael Freeman, fotógrafo e escritor de renome internacional, ensina-o, no presente livro, a trabalhar com as novas ferramentas de edição de imagem, revelando-lhe também todos os seus segredos. Para o autor, porém, a fotografia, para além de poder ser um mero documento, é sobretudo uma expressão da criatividade humana e o bom fotógrafo necessariamente um artista. Nesse sentido, Freeman convida-o a redescobrir um sem-número de técnicas tradicionais relativas à composição, enquadramento, equilíbrio e ritmo das imagens, bem como à sua profundidade, textura, contraste e perspectiva.

Tal como nos é revelado no início desta magnífica obra "este é o primeiro livro no qual se explora o tema da composição do enquadramento para profissionais e grande amadores da fotografia digital. Uma obra que abrange as técnicas tradicionais de composição e as novas potencialidades de edição de imagem digital para elaborar excelentes fotografias. Michael Freeman mostra-nos como explorar as situações e os locais para encontrar os melhores momentos fotográficos.". Com efeito, é mesmo isto que acontece. Neste livro está patente uma vasta apresentação de trabalhos fotográficos, acompanhados por ilustrações esquemáticas, que explicam detalhadamente como e por que motivo as fotografias resultam, ou não, de determinada forma. De facto, "há muitos preparativos no processo de exposição de uma fotografia que não são percetíveis no resultado final" e este livro explica de forma muito clara quais são esses preparativos.
Esta é, portanto, uma obra essencial para estudantes de fotografia e, particularmente, para amadores, que não podendo fazer um curso têm aqui uma excelente ferramenta de apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário