22 agosto 2014

NO CÉU NÃO HÁ LIMÕES

Autor: SANDRO WILLIAM JUNQUEIRA
Editora: CAMINHO

No Céu não Há Limões descreve um mundo em guerra entre o Norte rico e o Sul pobre, em que os pobres do Sul tentam por todos os meios ter acesso ao bem-estar do Norte, e os do Norte usam de todos os meios para conservar a sua riqueza só para si.
Sandro William Junqueira não apresenta soluções, mas à medida que o livro se aproxima do final uma personagem se destaca – o padre –, procurando uma saída. Será esta uma saída?
O autor não dá a resposta. A resposta fica com cada um de nós, porque este é o nosso mundo.

Ao que parece, no céu não há, efetivamente, limões.
Talvez por isso, o ogre ainda não queira ir para lá, ou talvez não.
Numa das passagens do livro o autor escreve "ao olhar homens, mulheres, descendentes, crentes ou não-crentes, desapossados, desprotegidos, o Padre era forçado a admitir: um crente pegajoso não diverge assim tanto de um ateu convencido. Ambos trazem consigo toneladas de ambição tolas, arrogantes. E somente uns miligramas de humildade.". Será também este o nosso mundo? Teremos apenas alguns "miligramas de humildade"? Teremos nós direito à tal saída?
Este romance mexe com o leitor, levanta questões e faz refletir.

[Sandro William Junqueira nasceu em 1974 em Umtali, na Rodésia. Experimentou a música, escultura, pintura. Foi designer gráfico. Diz poesia e trabalha regularmente como ator e encenador. Leciona expressão dramática. É autor de projetos e ateliês de promoção do livro e da leitura. Em 2012 foi considerado um dos escritores para o futuro pelo semanário Expresso.]

Pode comprar o livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário