04 agosto 2014

INDÚSTRIA & AMBIENTE [86]

Número: 86

Os recursos minerais e os solos são o foco da edição nº86 da revista «Indústria e Ambiente».
Neste âmbito, descubra no dossier desta edição por que é que “a indústria mineira portuguesa tem vindo a fazer um grande esforço de adaptação para tornar o processo de flutuação mais amigo do ambiente”, contudo “ alguns produtos ainda usados são potencialmente tóxicos”.
Saiba quais são as vantagens da remediação por eletrocinética; e por que motivo “subsistem lacunas de conhecimento sobre a extensão da contaminação de solos resultante da atividade mineira em Portugal”.
Perceba como “as escombreiras em autocombustão representam um impacte ambiental ainda mais significativo devido à libertação descontrolada de gases com efeito de estufa, emissão de compostos orgânicos voláteis, partículas, elementos tóxicos, etc”.
E fique também a par das políticas públicas, intervenções e resultados do processo de reabilitação ambiental de áreas mineiras degradadas em Portugal, com ênfase nas dos minérios radioativos.
A grande entrevista desta edição foi feita a Carlos Caxaria, presidente da EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, que destacou a evolução de Portugal no setor mineiro e de descontaminação dos solos, granjeada através da alocação de fundos comunitários a diversos projetos.

Saiba como ser assinante da revista aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário