08 agosto 2014

CONSTRUÇÃO MAGAZINE [61]

Número: 61

Nesta «Construção Magazine», que tem como tema principal a ‘Arquitetura e Tecnologia’, pode acompanhar, a conversa entre o arquiteto João Mendes Ribeiro e o projetista Paulo Maranha, sobre os desafios colocados à arquitetura, pela própria natureza da profissão, pela conjuntura e pela necessidade de responder às necessidades dos clientes.
No dossier, poderá ler sobre:
- ‘Betão de ultra-elevado desempenho: da investigação em engenharia de materiais à concepção em arquitectura. Dois projectos de Eduardo Souto Moura’, onde a autora considera que os resultados obtidos com este projecto, “notáveis no campo da arquitectura, da engenharia e da indústria”.
- ‘A importância da teoria da construção na comunicação de um projecto à obra’, aqui conclui-se  que “para se atingir um elevado grau de eficácia no projecto de arquitectura na fase de comunicação à obra em Portugal, terão que existir profundas alterações ao nível técnico legal e conceptual o processo do projecto/construção”.
- ‘A inovação na arquitetura – o palácio de cristal como referência da prática projetual’, artigo no qual o autor lembra que “no Palácio de Cristal, o ferro é tema central de projeto e assume o protagonismo integral no exercício de composição arquitetónica”. 
- ‘O tempo do paradoxo: a inovação pela reabilitação’, os autores apresentam um conjunto de trabalhos, nomeadamente: a Casa do Chá no Castelo de Montemor-o-Velho; o Centro de Artes Visuais; o Palheiro na Cortegaça; o Laboratório Chimico; a Casa da Escrita e, ainda, o Centro de Artes Contemporâneas dos Açores.
- ‘Inovação e projeto na arquitetura – o ensino e a investigação’, onde o autor afirma que “a missão duma universidade tem três vertentes essenciais, o ensino, a investigação e a extensão”.

Seja assinante da revista aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário