29 julho 2014

TECNOHOSPITAL [63]

Revista: TECNOHOSPITAL
Número: 63

A edição nº 63 da revista «TecnoHospital» tem como foco central as diversas temáticas subjacentes à gestão de gases medicinais. Com efeito, estes mesmos gases, que se vêm utilizando nos hospitais portugueses há várias dezenas de anos, tornaram-se preponderantes na realização de muitas ações de diagnóstico e tratamento de diversas patologias, que vão desde o suporte respiratório até à utilização como agentes anestésicos, sendo também aplicados no funcionamento e calibração de equipamentos médicos.
O decreto-lei nº 176/2006, de 30 de agosto, conhecido como o Estatuto do Medicamento, veio consagrar o regime aplicável aos gases medicinais. O enquadramento jurídico dos gases medicinais relativamente ao acondicionamento, rotulagem, folheto informativo, direção técnica, transporte, distribuição, comercialização, fornecimento e entrega domiciliária dos mesmos foi definido através da publicação da deliberação nº 056/CD/2008, da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP – Infarmed.
Nesta edição da «TecnoHospital» aborda-se esta temática através dos artigos de: João Infante - ‘Sistemas de distribuição de gases medicinais: engenharia hospitalar - velhos trilhos, novos rumos’; Cátia Caneiras - ‘Gestão de gases medicinais: uma visão integrada’; Jacinto Nepomuceno Paixão - ‘Rede de gases medicinais’, e ainda, Serra de Matos - ‘Legislação dos sistemas de gases medicinais e vácuo e exaustão de gases anestésicos’.

Saiba como ser assinante da revista aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário