25 julho 2014

CAMINHAR PELO PORTO

Autor: GERMANO SILVA
Editora: PORTO EDITORA

Este livro é, simultaneamente, um repositório de histórias do Porto e um guia para quem pretende conhecer o Porto dessas histórias.
Com ele, parta à descoberta de um Porto diferente. De um Porto monumental, mas também da cidade das escadinhas, da aragem que sobe do Douro, dos recantos típicos que se precipitam nas encostas sobre o rio.
E sobretudo descubra o Porto de quem o habitou e habita, do portuense de todos os tempos, da sua longa caminhada de milénios e do afã que sempre o motivou na construção da sua cidade.
Caminhe pelo Porto, atravessando a sua história, na companhia de quem melhor o conhece.

Há sete pontos essenciais a visitar, de acordo com este guia. Comece pelos Clérigos, da Praça da Liberdade a São Bento, um passeio de cerca de dois quilómetros, que demora cerca de duas horas. Depois, percorra o Morro da Sé, em cerca de 45 minutos, da Batalha à Ribeira, "um pedaço do Porto que será um testemunho vivo e eloquente da vida de um povo". Segue-se a Marginal, numa extensão de 4,5 quilómetros, do Infante ao Passeio Alegre. Posto isto, descubra a Foz Velha, em pouco mais de uma hora, vá do Passeio Alegre à Praça do Ourigo, "este não é um passeio como outro qualquer (...) intentamos com ele uma viagem em retrospetiva a um passado de festas e romarias". Mude o rumo, e conheça as Fontaínhas, desde Santa Clara ao Prado do Repouso, serão mais de duas horas para apreciar "um dos mais curiosos bairros da cidade oriental - o Bonfim". Ainda pelo Porto Oriental, vá de Soares dos Reis ao Bolhão, e entre na baixa do Porto. Há ainda um último ponto de destaque neste guia: o Palácio de Cristal, num percurso de Carlos Alberto à Igreja de Cedofeita, que lhe dará a conhecer "uma cidade industrializada, mas que não se apartou ainda de antigas tradições e de ruínas floridas".
Um guia com excelente bom gosto, ao qual nem os portuenses vão conseguir resistir.

Pode comprar o livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário