23 junho 2014

CONSTRUÇÃO MAGAZINE [60]

Revista: CONSTRUÇÃO MAGAZINE
Número: 60


A edição número 60 da revista «Construção Magazine» sobre ‘Caldas, Argamassas e Betões’ é um tributo à personalidade do Eng.º Jorge Lourenço, descrito como “um professor marcante, um engenheiro conhecedor, e um excelente amigo, que deixa uma enorme saudade”, pelo diretor da revista, Eduardo Júlio.

Poderá ler sobre ‘Caldas de cimento: aplicações, composição e caracterização’ (páginas 8-12), um estudo onde se concluiu que “as caldas de selagem têm um papel fundamental nas ligações aço/calda/material de suporte, sendo responsáveis pela transferência de carga e protecção das armaduras. O seu desempenho e a avaliação das suas características mecânicas são fundamentais para a sua aplicação”.
Segue-se ‘A importância de utilização de argamassas e betões leves na execução de enchimentos e camadas de forma’ (páginas 14-17), que demonstra que “uma forma de compatibilizar as necessidades técnicas e de custos é o recurso a betões e argamassas leves, produzidas com agregados leves como a argila expandida. A utilização deste agregado, além de permitir a obtenção de betão leve, com propriedades de isolamento térmico e resistência ao fogo, permite obter resistências elevadas de carácter estrutural”.
Já o artigo ‘Betões estruturais de agregados leves’ (páginas 18-21) “apresenta-se como um método objetivo e abrangente para a composição e produção de betão estrutural de agregados leves (BEAL), o qual permite ajustar a densidade, a consistência e a resistência mecânica do betão aos valores pretendidos”.
Quanto ao trabalho sobre a ‘Fluidez de pastas de cimento CEM II na presença de adjuvantes poliméricos: efeitos da temperatura ambiente’ (páginas 22-25), “é avaliado o comportamento reológico de pastas de cimento com introdução de policarboxilatos modificados, para diferentes temperaturas ambientes”.
No que respeita aos ‘Betões com agregados leves aplicados a estruturas’ (páginas 26-29), concluiu-se que “é possível construir estruturas de betão leve com elevada capacidade de carga e comportamento dúctil”.
Nesta edição fique também a par da regulamentação dos produtos de construção.

Pode ser assinante da revista aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário