03 abril 2014

VIVER NA SOCIEDADE DIGITAL: Tecnologias Digitais, Novas Práticas e Mudanças Sociais


Autora: PATRÍCIA DIAS
Editora: PRINCÍPIA

«Quando vejo o meu filho de dois anos deitar fora o livro que lhe propus que lesse antes de dormir, em fúria porque, depois de tocar nas páginas, nada aconteceu, ao contrário dos tablets que tanto atraem a sua atenção e que a irmã de cinco anos domina com maior perfeição do que o papá e a mamã, parece-me evidente que a sociedade contemporânea e as tecnologias digitais são indissociáveis. Esta relação foi o ponto de partida para uma investigação aprofundada sobre as principais características da sociedade em que vivemos, e que são, em grande medida, moldadas pelas tecnologias que a indústria nos propõe, mas também pelo modo como escolhemos usá-las em função das nossas necessidades e preferências. Este livro procura abarcar toda a complexidade da sociedade contemporânea concebendo-a como um prisma e explorando as suas diferentes facetas, descrevendo como é comunicar (e viver) na era digital.»

"6:30 - toca o despertador (...) 7:30 - nada como um bom duche depois de ler alguma notícias interessantes que consegui encontrar nas 60 páginas do jornal. (...) Hoje estava um trânsito infernal, mas às 9:30 chego ao escritório. Boas notícias: o contrato deve chegar pelo correio para ser assinado na próxima semana, e o projeto poderá começar daqui a um mês. À hora de almoço, vou comprar bilhetes para o teatro".
"8:00 - hora de acordar ao som de mais uma música nova, escolhida pelo meu telefone de acordo com as minhas preferências. O pão encomendado pela Internet já chegou e já tenho as minhas notícias prontas no flipboard. (...) Ainda bem que o GPS me avisou sobre o trânsito. Consegui chegar ao escritório às 9:00, bem a tempo da reunião com os nossos colegas de Dhaka, às 9:30. A videochamada correu bem e o novo projeto vai mesmo avançar. Graça ao cartão de cidadão consigo assinar o contrato e a equipa estará pronta a começar daqui a duas horas. Enquanto troco algumas impressões com um colegas acerca deste sucesso, digo ao meu telefone para comprar dois bilhetes para o teatro".
25 anos separam estas duas citações, e este é o mote para este livro que se debruça sobre as relações entre «tecnologia e sociedade», levantando duas questões essenciais: como é a sociedade em que vivemos? Como são as tecnologias que utilizamos? 
Seguem-se «as facetas da sociedade contemporânea», onde se encontra a figura do prisma como representação dos impactos das tecnologias digitais, tanto a nível individual como social. «Uma revolução tecnológica», «mudanças sociais profundas», «uma sociedade global», «imersão digital e cognição» e «uma nova forma de interação social e de comunicação» são os pontos que se seguem nesta leitura.
Patrícia Dias destaca ainda "a necessidade de consciencialização relativamente aos efeitos individuais e sociais das tecnologias individuais e sociais das tecnologias digitais, condição sine qua non de uma utilização positiva e responsável".

Pode comprar o livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário