15 abril 2014

O TERCEIRO CHIMPANZÉ: A EVOLUÇÃO E O FUTURO DO ANIMAL HUMANO

Autor: JARED DIAMOND
Editora: TEMAS E DEBATES

Partilhamos noventa e oito por cento do nosso ADN com os chimpanzés. No entanto, somos a espécie dominante no planeta - fundamos civilizações, desenvolvemos intricadas formas de comunicação, aprendemos a ser cientistas, construímos enormes cidades e criamos obras de arte maravilhosas - enquanto as duas espécies de chimpanzés, o comum e o pigmeu, continuam concentrados nas suas necessidades básicas. Porque é que esses dois por cento criaram uma divergência tão grande entre três espécies tão próximas? Nesta obra fascinante, o vencedor do Pulitzer Jared Diamond explica-nos como o animal humano, em tão pouco tempo, desenvolveu a capacidade de dominar o mundo… e os meios para o poder destruir. Um livro brilhante, que nos volta a colocar no lugar mais apropriado, longe do antropocentrismo em que costumamos viver. Porque nós somos apenas  «O Terceiro Chimpanzé».

«O Terceiro Chimpanzé» é um livro estimulante que vai abalar algumas das ideias preconcebidas que temos sobre nós mesmos, como humanos. O objetivo de Jared Diamond com este trabalho é demonstrar que apesar de os humanos apresentarem qualidades singulares, que nos demarcam das restantes espécies e que colocam em risco a nossa sobrevivência, apenas a compreensão da nossa natureza pode ajudar a moldar o nosso comportamento.
O autor salienta que os nossos problemas estão estritamente relacionados com a nossa ascendência animal. Jared Diamond explica que os mesmos problemas podem ser encontrados em várias outras espécies, sendo por nós ampliados, pelo nosso crescente domínio tecnológico e aumento demográfico a um ritmo acelerado. Assim, ao longo do texto são colocados em perspectiva os comportamentos dos humanos e de outras espécies, para ajudar a perceber "o terceiro chimpanzé".
O livro conta a historia da nossa ascensão e queda. Começa por recuar muito no tempo, até às nossas origens, com uma abordagem à tradição arqueológica e aos dados recentes da biologia molecular. Estes dois ramos científicos são os que mais pistas fornecem sobre a evolução humana e o que nos levou a separar dos nossos mais próximos parentes do reino animal – O Grande Salto em Frente. A segunda parte avalia as mudanças do ciclo da vida humana: a evolução da sexualidade humana, a ciência do adultério, a escolha de parceiros sexuais, a origem das raças humanas e, ainda, por que envelhecemos e morremos.
Para além disso, o autor discute o que consideramos que nos afasta definitivamente dos animais, com destaque para as nossas características culturais, a língua, a arte, a tecnologia e a agricultura. Após este ponto são tratadas as características que podem ditar o fim da nossa espécie, como a xenofobia e o isolamento extremo, sendo feito um estudo sobre a história mundial registada sobre o extermínio xenófobo em massa – segundo o autor, a recusa em enfrentar a nossa história condena-nos a repetir os erros do passado numa escala mais perigosa. Por fim são apresentados argumentos sobre como estamos a reverter o progresso alcançado num período de tempo muito mais rápido.

Pode comprar o livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário