30 março 2014

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ORGANIZACIONAIS

Autor: BRÁULIO ALTURAS
Editora:SÍLABO


Vivemos hoje numa sociedade da informação e do conhecimento, também caracterizada por ser uma sociedade em rede, onde a dependência da informação e interdependência entre organizações são uma realidade. Os gestores das organizações em geral e das empresas em particular, cada vez mais consideram a informação como um recurso estratégico fundamental para o sucesso das suas atividades. Gerir é tomar decisões, e para tomar boas decisões há que possuir boa informação. Quase todos os tipos de profissionais necessitam de utilizar sistemas de informação nas suas atividades diárias, e, em muitos casos, são chamados a participar na implementação dos mesmos. O domínio dos principais conceitos relativos a tecnologias da informação, já não é só para os informáticos, pois estas tecnologias estão sempre presentes no nosso dia-a-dia, quer em termos profissionais quer particulares. Este livro é destinado a estudantes e a profissionais não informáticos, com necessidades de formação especializada em sistemas de informação, bem como em ferramentas informáticas aplicadas à sociedade da informação e do conhecimento. Estes profissionais poderão ter formação de base em domínios da comunicação social, das ciências de gestão, das ciências sociais e humanas, das ciências médicas e da saúde, etc. Este livro será também muito útil para docentes do ensino secundário e universitário, investigadores, gestores, quadros técnicos de empresas e quadros de topo. É objetivo deste livro transmitir os conhecimentos adequados para que os leitores possam melhorar as suas competências como utilizadores de tecnologias e sistemas de informação, aprofundar, aperfeiçoar ou adquirir novos conhecimentos e aptidões específicas nas áreas da informática e das tecnologias da informação, desenvolver e aprimorar as suas capacidades para construir modelos e sistemas de informação organizacionais.

Tendo em conta a vantagem competitiva que uma organização pode obter a partir de uma boa gestão da informação, Bráulio Alturas apresenta um trabalho essencial para os profissionais que lidem com este recurso valioso. Isto porque um profissional, independentemente da sua formação, que saiba tirar partido da informação está não só a criar valor para a organização mas também a destacar-se perante os demais. 

Este é um livro acessível e direcionado a um público alargado, uma vez que o objetivo do autor não é fazer do leitor um especialista na análise de sistemas. É, sim, um trabalho que pretende incutir no leitor noções de modelação de sistemas de informação, para que estes "possam utilizá-la na sua atividade, dialogando, se necessário, com os analistas de sistemas e compreendendo a terminologia que estes utilizam".
Por isso mesmo, o ponto de partida deste trabalho passa por definir conceitos essenciais como "dados", "informação" e "conhecimento", porque só dominando estes conceitos se podem compreender os sistemas de informação. Para além disso são dadas as noções de organização e sistemas de informação. Uma vez compreendidos estes conceitos a abordagem torna-se mais específica e o autor explora o Desenvolvimento de sistemas de informação, a Modelação, explica o desenho de bases de dados (Modelo Relacional), para terminar com um capítulo dedicado ao Planeamento de sistemas de informação.
Bráulio Alturas é doutorado em Organização e Gestão de Empresas com especialização em Marketing e tem desenvolvido trabalho na área da Informática Aplicada à Gestão e Ciências Sociais, com particular interesse nos Sistemas de Informação Organizacionais.

Saiba mais sobre este livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário