09 março 2014

COMO CRIAR UM NEGÓCIO DE BOLOS DECORADOS


Autora: SÓNIA AZOIA
Editora: MARCADOR

Destinado a quem esteja a começar agora no mundo do cake design e dos bolos decorados, ou a quem já tenha uma vasta experiência, este livro é ideal. Além de dicas e truques essenciais para quem quer fazer bolos decorados (seja para oferecer aos amigos, seja para construir um pequeno negócio), inclui ainda ótimas receitas, das mais simples às mais complexas, que podem ser cofeccionadas consoante as ocasiões.

Para começar, este é um livro esteticamente muito apelativo. Não apenas pelas fotos dos bolos, mas por toda a cor e grafismo que o tornam um livro delicioso.
No que respeita ao conteúdo, o livro inicia com um resumo da história do cake design e da evolução do mesmo. Posto isto, explica-lhe o que fazer antes de começar a fazer bolos, nomeadamente, como fazer as contas (como aplicar um preço a cada tipo de bolo), quais o fatores que podem encarecer um bolo, o processo de tornar esta uma atividade profissional a tempo inteiro, como elaborar um projeto e como se processa a venda de bolos à fatia. Por si só, estes elementos tornam este livro tão especial. Além de explicar como se fazem bolos (que é a parte seguinte), a autora teve o cuidado de explicar o contexto do negócio, dando uma perspetiva diferente a este livro.
Posto isto, o foco vai para os utensílios e equipamentos; as pastas de açúcar e a respetiva aplicação; as cores (os corantes e as suas aplicações); como preparar um saco de pasteleiro; os bolos, as coberturas e os recheios. 
O passo seguinte são as receitas. Inúmeras receitas que exploram vários tipos de bolos para nove mesas distintas.
Mas antes de terminar ainda há dicas e truques da autora para que tudo corra pelo melhor.

Sónia Azóia desde sempre gostou de fazer bolos, mas em 2004 deixou o emprego de então e começou a trabalhar numa pastelaria para perceber se fazer bolos passaria a ser a nova profissão a tempo inteiro. Em 2005 frequentou um curso de pastelaria e rapidamente percebeu que o que a fascinava eram os bolos decorados. Atualmente é formadora no «Istofaz-se», a primeira Escola de Decoração Artística de Bolos acreditada em Portugal.

Pode comprar o livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário