22 fevereiro 2014

O INÍCIO DO INFINITO - Explicações que transformam o mundo

Autor: DAVID DEUTSCH
Editora: GRADIVA

É bom ouvir num tempo de crise que o progresso existe mesmo: o futuro vai ser melhor do que o passado!
E, ainda para mais, o progresso vai ser infinito. Eis o que afirma o físico, especialista em computação quântica, David Deutsch. Conduzindo o leitor para um fascinante caminho que passa não só pelas ciências mas também pelas filosofia, pela história, pela arte, pela ética e pela política, Deutsch conta-nos nesta obra profundamente original como o ser humano consegue fornecer explicações cada vez melhores do mundo à sua volta e como essas explicações tornam melhor a sua vida no mundo. O aumento do conhecimento humano das leis da Natureza tem conduzido a uma melhor condição humana.

"Um progresso, simultaneamente rápido para ser notado e suficientemente estável para perdurar por muitas gerações foi alcançado apenas uma vez na história da nossa espécie". Será o progresso finito e terminará com uma catástrofe ou como fim de um ciclo?  O autor afirma que o progresso é ilimitado, e a infinidade do mesmo é defendida neste livro, sendo que esta tese é transversal a várias áreas do conhecimento.
O progresso a que o autor se refere, quer seja teórico ou prático, tem origem numa única atividade humana - a busca por boas explicações. Por isso mesmo David Deutsch começa por nos elucidar sobre o alcance das explicações, aprofundando diversos conceitos: explicação, criatividade, empirismo, relativismo, falibilismo, problema, racional, etc... 
Entre outros argumentos o autor recusa a ideia que o nosso conhecimento provém da experiência sensorial, mas sim da especulação alternada com a crítica.
São imensos os pontos de interesse neste trabalho. Por exemplo quando o autor aborda a criatividade artificial, para nos dizer que a inteligência artificial não evoluiu significativamente porque existe um problema filosófico por solucionar - a nossa capacidade para perceber como funciona a criatividade. Sobre o optimismo diz que é a teoria de que todos os fracassos se devem ao conhecimento insuficiente.
David Deutsch é um reputado investigador no domínio da física quântica, tendo sido galardoado pela comunidade científica pelo seu contributo para o desenvolvimento da física teórica.

Pode comprar o livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário