27 fevereiro 2014

O CÁLCULO DE RISCO EM PROJETOS DE INVESTIMENTO


Autor: EDUARDO SÁ SILVA
Editora: VIDA ECONÓMICA

Conheça nesta obra o processo de cálculo do risco baseado em probabilidades.
Os conceitos de variância, covariância, correlação e desvio-padrão são elementos-chave para o entendimento do risco nos projetos de investimentos. Faz-se igualmente referência à simulação Monte Carlo.
O capítulo 6 é reservado para outros critérios alternativos, nomeadamente, o período de recuperação (payback), a análise de sensibilidade, a taxa de atualização ajustada pelo risco e os fluxos equivalentes certos.

"O risco pode ser definido como o grau de incerteza ou a possibilidade de perda, ou seja, a probabilidade de ocorrência do evento gerador dessa perda". Começa assim este livro, prático, recheado de exemplos, fórmulas, tabelas e outros conteúdos que o ajudarão entender o que é o risco; as diferenças entre situações de dependência, de alguma dependência e de total dependência; o cálculo da probabilidade de ocorrência; entre outros métodos de cálculo de risco.
Sendo que o autor conclui que o "método probabilístico pressupõe que se estimem os fluxos de caixa segundo várias hipóteses de evolução possível dos diferentes estados da economia, e que é possível conhecer-se, de forma objetiva ou subjetiva, as possibilidades de ocorrência dessas hipóteses. Neste contexto, é possível definir o perfil de risco do projeto, através da distribuição dos fluxos de caixa, e descrevê-lo através de duas medidas: o valor esperado ou a esperança matemática e o desvio-padrão".

Pode comprar o livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário