04 fevereiro 2014

INTRODUÇÃO À ESCRITA CRIATIVA

Autor: JOÃO DE MANCELOS

O talento e o esforço são qualidades essenciais a qualquer aspirante a escritor. No entanto, é preciso também conhecer técnicas para criar personagens, gerar suspense, inventar espaços, retratar épocas, construir diálogos naturais... Destinado a jovens e a adultos, este manual transmite essas estratégias, com recurso a exemplos da literatura portuguesa e estrangeira. Constitui, portanto, um instrumento de trabalho fundamental tanto para alunos como para orientadores de oficinas de Escrita Criativa. 

«Introdução à escrita criativa» é um manual útil, que já vai na quarta edição. É um livro prático, leve e agradável de ler. 
À medida que vai lendo este livro, irá deparar-se com os seguintes tópicos: o que é e o que não é a escrita criativa; a preparação para a escrita; a arte de elaborar parágrafos iniciais; o suspense: como enervar o leitor; as personagens, gente de papel e tinta; ensine as personagens a falar; quem conta o quê?; estratégias para criar uma atmosfera; um futuro para a escrita criativa e, ainda, algumas obras de escrita criativa recomendadas pelo autor.
Alguns pormenores que podemos ir desvendando prendem-se, por exemplo, com o facto de o autor sugerir que entreviste a sua personagem, isto para poder traçar fielmente um perfil físico e psicológico da mesma. Na prática, deverá interrogar-se sobre: elementos básicos (como o nome, idade, género...); etnia e nacionalidade; aspeto físico; traços psicológicos; doenças e/ou deficiências; religião e vida espiritual; opções políticas; entre outros. O autor também desafia o leitor a levar a cabo alguns exercícios ao longo do livro, um deles, algo controverso, é "registar as conversas do quotidiano (...). Desloque-se a um café pouco frequentado, e portanto não muito ruidoso, com um gravador oculto no bolso do casaco ou da camisa. (...) Dez minutos de gravação bastam para obter um excerto autêntico, uma fatia do mundo real, que irá, mais tarde, transformar artisticamente".
João de Mancelos é doutorado em Literatura Norte-Americana, e professor na Universidade Católica Portuguesa, em Viseu, onde orientou diversas teses, algumas sobre Escrita Criativa.

Pode comprar este livro aqui!

Um comentário:

  1. Já li e adorei! Recomendo esse livro e também, do mesmo autor, Manual de Escrita Criativa.

    ResponderExcluir